EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.12111Keywords:
Educação Física, Profissão, Saberes DocentesAbstract
O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação. O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.