O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Josiane Medina Papst Universidade Estadual de Londrina
  • Andréa Yoshie Silva Yamaguchi Universidade Federal do Paraná
  • Iverson Ladewig Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.6919

Palavras-chave:

Dicas de aprendizagem, Educação especial, Estratégias de ensino

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o conhecimento e utilização das dicas de aprendizagem como estratégia de ensino por professores da educação especial. A pesquisa contou com a participação de 12 professores. Com base nas respostas dos professores que relataram utilizar as dicas de aprendizagem, e posteriormente não souberam descrevê-las, constatou-se uma discordância de resultados, levando-nos a concluir que, apesar do conhecimento adquirido dos professores durante sua formação acadêmica e experiência profissional ajudá-los na formulação das estratégias de ensino, eles não demonstraram domínio do conhecimento ao reconhecerem as dicas como um tipo de estratégia de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Medina Papst, Universidade Estadual de Londrina

* Professora assistente na Universidade Estadual de Londrina-UEL / Centro de Educação Física e esporte / Departamento de Educação Física. Colaboradora no Grupo de estudo e pesquisa em desenvolvimento e aprendizagem motora - GEPEDAM.

http://lattes.cnpq.br/4566977125542380

Endereço para corrrespondência:

Rodovia Celso Garcia Cid, Pr445, Km 380 Cx. postal 6001 CEP:86051-980 Campus Universitário Londrina-Pr. Telefone: (43) 3371.5857

Andréa Yoshie Silva Yamaguchi, Universidade Federal do Paraná

Professora da rede estadual de ensino fundamental. Colaboradora no Centro de estudo em Comportamento Motor – CECOM na Universidade Federal do Paraná-UFPR / Departamento de Educação Física

http://lattes.cnpq.br/0319841547961851

 

Iverson Ladewig, Universidade Federal do Paraná

Professor associado II na Universidade Federal do Paraná-UFPR / Departamento de Educação Física. Pesquisador do Centro de estudo em Comportamento Motor - CECOM

 http://lattes.cnpq.br/7517230567082339 
 

Downloads

Publicado

2011-09-14

Como Citar

MEDINA PAPST, J.; SILVA YAMAGUCHI, A. Y.; LADEWIG, I. O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.6919. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6919. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais