A Educação Física escolar no contexto da contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415): O contrafogo pela insistência na crítica e na articulação ciência, cultura e trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54757Palavras-chave:
Organização do trabalho pedagógico, Educação Física escolar, Lei 13.415, Pedagogia crítica.Resumo
A ótica gramsciana indaga como uma determinada concepção de mundo se converte em hegemonia. Sua suspeita é de que as revoluções burguesas criaram as condições para o surgimento de uma nova matriz produtiva, ao mesmo tempo em que inauguraram um poderoso sistema de educação que se desenvolve pela constante reforma das organizações culturais modernas. O presente estudo busca compreender, diante dessa tese, o lugar da Educação Física no atual momento de contrarreforma do Ensino Médio brasileiro, para tanto examina a participação do esporte em sua versão performance na educação do sujeito coletivo moderno, bem como a resistência, por meio da crítica radical, a esse procedimento racional. Orienta-se pelo Materialismo Histórico Dialético, com tipologia compreensiva e bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).