A Educação Física escolar no contexto da contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415): O contrafogo pela insistência na crítica e na articulação ciência, cultura e trabalho

Autores

  • Álcio Crisóstomo Magalhães UEG/ESEFFEGO
  • Júlio César Apolinário Maia UFJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54757

Palavras-chave:

Organização do trabalho pedagógico, Educação Física escolar, Lei 13.415, Pedagogia crítica.

Resumo

A ótica gramsciana indaga como uma determinada concepção de mundo se converte em hegemonia. Sua suspeita é de que as revoluções burguesas criaram as condições para o surgimento de uma nova matriz produtiva, ao mesmo tempo em que inauguraram um poderoso sistema de educação que se desenvolve pela constante reforma das organizações culturais modernas. O presente estudo busca compreender, diante dessa tese, o lugar da Educação Física no atual momento de contrarreforma do Ensino Médio brasileiro, para tanto examina a participação do esporte em sua versão performance na educação do sujeito coletivo moderno, bem como a resistência, por meio da crítica radical, a esse procedimento racional. Orienta-se pelo Materialismo Histórico Dialético, com tipologia compreensiva e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álcio Crisóstomo Magalhães, UEG/ESEFFEGO

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás – ESEFFEGO, bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – FACOMB/UFG. Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Membro do Lapelec (Laboratório de Pesquisa em Esporte, Lazer, Corpo e Educação), Membro da Rede CEDES – Goiás, pesquisador na área de Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física Escolar.

Júlio César Apolinário Maia, UFJ

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (PPGE/UFG-REJ). Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (UEG/ESEFFEGO). Integrante do Corpo e Mente: grupo de estudo/pesquisa sobre formação e intervenção profissional em Educação Física. Integrante do Laboratório de Pesquisas em Lazer, Esporte e Estudos do Corpo (LAPELEC), segundo o qual se vincula ao grupo de estudo/pesquisa acerca da Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física Escolar

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

MAGALHÃES, Álcio C.; MAIA, J. C. A. A Educação Física escolar no contexto da contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415): O contrafogo pela insistência na crítica e na articulação ciência, cultura e trabalho. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54757. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54757. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais