Turma da Mônica e pessoas com deficiência: signos de diversidade e inclusão nas HQs de Maurício de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54424Palavras-chave:
Educação Física. Inclusão. Deficiência. Mídia-educação. SemióticaResumo
O objetivo do estudo é caracterizar os modos como os corpos com deficiência e as questões de diversidade e inclusão se apresentam nas narrativas das HQs de Maurício de Sousa. Adota-se a análise semiótica como perspectiva metodológica para abordar criticamente as questões sobre deficiência nas HQs. Verifica-se que os personagens com deficiência foram inseridos nas narrativas e interagiram com os demais personagens, sendo incluídos no meio social. As deficiências são tratadas a partir de uma abordagem social, com ênfase para questões da acessibilidade e preconceitos, em detrimento de um olhar para suas limitações para a vivência da infância. O respeito às diferenças e o reforço às qualidades dos colegas com deficiência foram valores recorrentes nos discursos analisados nas HQs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).