Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54331Palavras-chave:
Lógica Interna, Base Nacional Comum Curricular, Educação Física, Praxiologia Motriz.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiste no documento normativo que define o conjunto de conhecimentos constituintes da Educação Básica. Na BNCC, a disciplina de Educação Física encontra-se na Área das Linguagens e classifica as práticas corporais a partir de três elementos fundamentais. Neste estudo, analisou-se o elemento de Organização Interna das práticas corporais adotado na BNCC - Educação Física, à luz do conceito de Lógica Interna da Praxiologia Motriz (PM). Para tanto, realizou-se uma análise teórica a partir do conceito de Lógica Interna, em relação ao elemento Organização Interna. Constatou-se que a Lógica Interna pode subsidiar esse elemento fundamental, com base em critérios da PM que sistematizam essas práticas corporais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).