Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física

Autores

  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria.
  • Bruno Minuzzi Lanes Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Menezes Fagundes Universidade Federal de Santa Maria
  • Lidiane Soares Bordinhão Universidade Federal de Santa Maria
  • Natiele Follmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vagner Augusto de Oliveira Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • William Daniel Bitencourt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54331

Palavras-chave:

Lógica Interna, Base Nacional Comum Curricular, Educação Física, Praxiologia Motriz.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiste no documento normativo que define o conjunto de conhecimentos constituintes da Educação Básica. Na BNCC, a disciplina de Educação Física encontra-se na Área das Linguagens e classifica as práticas corporais a partir de três elementos fundamentais. Neste estudo, analisou-se o elemento de Organização Interna das práticas corporais adotado na BNCC - Educação Física, à luz do conceito de Lógica Interna da Praxiologia Motriz (PM). Para tanto, realizou-se uma análise teórica a partir do conceito de Lógica Interna, em relação ao elemento Organização Interna. Constatou-se que a Lógica Interna pode subsidiar esse elemento fundamental, com base em critérios da PM que sistematizam essas práticas corporais.

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Biografia do Autor

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria.

 Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009).

Docente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Bruno Minuzzi Lanes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

Felipe Menezes Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física- UFSM 

Lidiane Soares Bordinhão, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

Natiele Follmann, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física- UFSM 

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física- UFSM 

Vagner Augusto de Oliveira Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física- UFSM 

William Daniel Bitencourt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2019-10-18

Como Citar

RIBAS, J. F. M.; LANES, B. M.; FAGUNDES, F. M.; BORDINHÃO, L. S.; FOLLMANN, N.; OLIVEIRA, R. V. de; SCHMIDT, V. A. de O.; BITENCOURT, W. D. Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54331. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54331. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios