Currículo, Educação Física e Marabaixo: fundamentando caminhos para inserção da cultura afro-brasileira na escola do Amapá

Autores

  • Bruna Cardoso Gonçalves Universidade Federal do Amapá
  • Paulo Magalhães Monard Nascimento Governo do Estado do Amapá
  • Alvaro Adolfo Duarte Alberto Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53497

Palavras-chave:

Marabaixo, Educação Física, Currículo

Resumo

O Marabaixo é uma manifestação cultural afro-brasileira do Estado do Amapá, que representa um movimento de resistência/luta contra a opressão da população negra. O presente artigo objetivou analisar caminhos para superação da ausência/secundarização do Marabaixo nas aulas de Educação Física no Amapá, tendo como referência os estudos curriculares e as identidades da Educação Física brasileira. Identificamos que o desafio de incluir o Marabaixo como conteúdo de ensino da Educação Física, nas escolas do Amapá, pode ser enfrentado pela perspectiva que reconhece que os objetivos deste componente curricular estão centrados nos sentidos e significados das manifestações corporais, enquanto patrimônio cultural da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Cardoso Gonçalves, Universidade Federal do Amapá

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades da Universidade Federal do Amapá. Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão e Docência do Ensino Superior (2013). Graduada em Licenciatura em Educação Física (2009). Possui experiência na Educação Superior no curso de Licenciatura em Educação Física (modalidade EAD, na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP). Atualmente, atua como professora na Educação Básica, na rede pública de Ensino do Estado do Amapá.

Paulo Magalhães Monard Nascimento, Governo do Estado do Amapá

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2016), Licenciado em Educação Física pela UNIFAP (2009). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional; Currículo; Educação Física e Saúde Coletiva; Escola. Na docência possui afinidade com as áreas da Pedagogia do Movimento Humano e da Saúde Coletiva.

Alvaro Adolfo Duarte Alberto, Universidade Federal do Amapá

Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP (2014); Mestrado em Educação Física pela Universidade de Matanzas - Cuba (2001), título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado Oliveira (1996) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1982). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP / Departamento de Educação e Programa de Mestrado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase no ensino fundamental, médio e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Atividade Física na Promoção de Saúde e Lazer.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

GONÇALVES, B. C.; NASCIMENTO, P. M. M.; ALBERTO, A. A. D. Currículo, Educação Física e Marabaixo: fundamentando caminhos para inserção da cultura afro-brasileira na escola do Amapá. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53497. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53497. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão