Currículo, Educação Física e Marabaixo: fundamentando caminhos para inserção da cultura afro-brasileira na escola do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53497Palavras-chave:
Marabaixo, Educação Física, CurrículoResumo
O Marabaixo é uma manifestação cultural afro-brasileira do Estado do Amapá, que representa um movimento de resistência/luta contra a opressão da população negra. O presente artigo objetivou analisar caminhos para superação da ausência/secundarização do Marabaixo nas aulas de Educação Física no Amapá, tendo como referência os estudos curriculares e as identidades da Educação Física brasileira. Identificamos que o desafio de incluir o Marabaixo como conteúdo de ensino da Educação Física, nas escolas do Amapá, pode ser enfrentado pela perspectiva que reconhece que os objetivos deste componente curricular estão centrados nos sentidos e significados das manifestações corporais, enquanto patrimônio cultural da humanidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).