A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53128Palavras-chave:
Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.Resumo
O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).