O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM BENJAMIN: CONSIDERAÇÕES ANALISANDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cristiano Mezzaroba Prof. DEF/CCBS/UFS
  • Santiago Pich Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.50554

Palavras-chave:

Experiência, Walter Benjamin, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores de Educação Física.

Resumo

O texto compreende uma discussão teórico-conceitual em torno do conceito de experiência em Walter Benjamin e uma análise documental de documentos brasileiros que se ocupam da formação de professores – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Básica e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Física (EF) – os quais foram inventariados procurando-se analisar/desvelar como esses mesmos documentos apontam a perspectiva de se pensar a formação profissional a partir da experiência com os saberes/fazeres do campo da EF, em que observa-se uma ênfase nas dimensões técnica e prática na formação desses profissionais, entendida como competências a serem desenvolvidas, pautada numa racionalidade técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Prof. DEF/CCBS/UFS

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais/UFSC

Mestre em Educação Física/UFSC

Doutor em Educação/UFSC

Prof. DEF/CCBS/UFS

Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Del Profesorado En Educación Física (IPEF - Córdoba - Argentina) (1996), e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Realizou seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2009). Atualmente é professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

MEZZAROBA, C.; PICH, S. O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM BENJAMIN: CONSIDERAÇÕES ANALISANDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i3.50554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50554. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais