ATLETISMO VAI À ESCOLA... OLHARES DISCENTES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Autores

  • Rodolfo Silva da Rosa UFSC
  • Edison Roberto de Souza UFSC
  • Felipe Goedert Mendes
  • Raquel Wandscheer
  • Ana Flávia Backes

Palavras-chave:

Atletismo. Educação Física Escolar. Desenvolvimento Humano.

Resumo

O estudo trata das percepções dos alunos acerca do conteúdo Atletismo e sua relação com competências pessoais e sociais na Escola. Participaram do estudo 20 alunos de uma turma do ensino fundamental de uma escola pública. Foram ministradas 24 sessões nas aulas de Educação Física, utilizando à técnica de grupo focal. Os alunos desconheciam o atletismo e apresentavam interpretações confusas sobre o tema. A prática do atletismo foi importante para seus aspectos pessoais contribuindo para ampliação das relações interpessoais. Concluiu-se que o conteúdo ensinado pode ser desenvolvido no ambiente escolar, desmistificando o olhar individual sobre a modalidade, causando entusiasmo quando oportunizado ludicamente e respeitando as possibilidades de formação de cada indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Silva da Rosa, UFSC

Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

http://lattes.cnpq.br/6542522245463233

Edison Roberto de Souza, UFSC

CDS/UFSC Pedagogia do Esporte

LAPE/UFSC

 http://lattes.cnpq.br/1075512360705712

 

 

Felipe Goedert Mendes

Raquel Wandscheer

Ana Flávia Backes

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

SILVA DA ROSA, R.; ROBERTO DE SOUZA, E.; MENDES, F. G.; WANDSCHEER, R.; BACKES, A. F. ATLETISMO VAI À ESCOLA... OLHARES DISCENTES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ENSINO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42088. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais