SOBRE A VELHICE INSTITUCIONALIZADA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alessandro Rovigatti do Prado Universidade de São Paulo
  • Yara Maria de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.24110

Palavras-chave:

Velhice, Idoso, Educação Física, Produção de Saúde.

Resumo

Neste ensaio discorremos a respeito da velhice e do seu processo de institucionalização asilar, analisando a construção da identidade social do idoso e sua segregação em uma sociedade “formada e educada” para o trabalho e pelo consumo. Ao se ver destituído de sua função na lógica do capital, o indivíduo perde também possibilidades de ressignificação de sua própria vida. Nesse sentido, entendemos como fundamental problematizar essas questões no campo acadêmico denominado Educação Física, considerando que ele diz respeito a uma prática social, ou uma prática pedagógica, que pode promover encontros visando ações compartilhadas, construção de vínculos e, sobretudo, produção de saúde e, em última instância, de vida.

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Biografia do Autor

Alessandro Rovigatti do Prado, Universidade de São Paulo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417345Y3

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E209998

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

PRADO, A. R. do; CARVALHO, Y. M. de. SOBRE A VELHICE INSTITUCIONALIZADA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.24110. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24110. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios