ESPAÇO, LUGAR E BRINCADEIRAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES E O QUE VIVEM OS ALUNOS

Autores

  • Aline Tschoke Universidade Federal do Paraná
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Talita Stresser de Assis UFPR
  • Thais Gomes Tardivo UFPR
  • Mariana Ciminelli Maranho UFPR
  • Pedro Vinícius Brauza Ramos UFPR
  • Luize Moro ufpr

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12109

Palavras-chave:

brincar, criança, cidade, escola, espaço público

Resumo

Este artigo explora o brincar das crianças nos espaços públicos e de contraturno escolar, em um bairro da cidade de Curitiba (PR), na perspectiva de professores e educadores. As etapas de investigação foram: seleção dos espaços e tempos do brincar, aplicação de questionários e observação. Com base nos dados consideramos que: os espaços para a vivência do lúdico são prioritariamente a escola e os espaços de contraturno escolar; os tempos para o brincar são o recreio, os tempos livres nos contraturnos escolares e possivelmente os fins de semana. Sendo assim, inferimos necessidade de: intensificar a oferta e a manutenção de espaços e equipamentos públicos; aumentar o envolvimento dos pais, professores e educadores no estímulo das experiências lúdicas.

Palavras- chave: Brincar. Criança. Cidade. Escola. Espaço Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Tschoke, Universidade Federal do Paraná

Mestre  em Educação Física da UFPR (2010)

http://lattes.cnpq.br/9911980307660544

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Pós doutora pela Universidade de Barcelona, 2010.

http://lattes.cnpq.br/5265139315424802

Talita Stresser de Assis, UFPR

Licencianda do curso de Educação Fisica da Universidade Federal do Paraná, http://lattes.cnpq.br/9623845598361670.

Thais Gomes Tardivo, UFPR

Licenciada em Educação Fisica - Universidade Federal do Paraná, http://lattes.cnpq.br/3828939299959692

Mariana Ciminelli Maranho, UFPR

Licenciada em Educação Física - Universidade Federal do Paraná, http://lattes.cnpq.br/7212969162251816.

Pedro Vinícius Brauza Ramos, UFPR

Licenciando do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, http://lattes.cnpq.br/5177541986656370.

Luize Moro, ufpr

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-priority:99; color:blue; mso-themecolor:hyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} span.texto {mso-style-name:texto; mso-style-unhide:no;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Mestranda  em Educação Física da Universidade Federal do Paraná

http://lattes.cnpq.br/9885038422277720

 

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

TSCHOKE, A.; RECHIA, S.; STRESSER DE ASSIS, T.; GOMES TARDIVO, T.; MARANHO, M. C.; BRAUZA RAMOS, P. V.; MORO, L. ESPAÇO, LUGAR E BRINCADEIRAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES E O QUE VIVEM OS ALUNOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12109. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12109. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais