EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO

Autores

  • Rogerio Cruz Oliveira
  • Jocimar Daolio FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11348

Palavras-chave:

Educação intercultural. Educação física, Escola, Diversidade cultural,

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a diversidade cultural na prática escolar da educação física à luz dos pressupostos da educação intercultural. Para tanto, é feita uma discussão teórica a partir de alguns autores que enunciam tal perspectiva (educação intercultural) e, posteriormente, alguns desdobramentos para a educação física escolar. O eixo argumentativo compreende a escola como espaço sócio-cultural que, para além de respeitar e valorizar as diferenças, deve alinhar-se na direção da comunicação, do diálogo e do compartilhar entre os diferentes atores que compõem o cotidiano escolar. Do contrário, há o risco da banalização ou deformação do Outro, pendendo a relativismos extremos ou novos etnocentrismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Cruz Oliveira

Mestre em Educação Física pela UNICAMP (linha de pesquisa educação física escolar), professor de Educação Física da Rede Estadual de Educação de São Paulo e professor da Faculdade Brasília de São Paulo.

Jocimar Daolio, FEF/UNICAMP

Professor Livre Docente da FEF-UNICAMP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11348. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios