A noção pós-gênero

proposta teórico-metodológica para estudos de experimentalismos e hibridizações na música pop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.62623

Resumo

Na música pop e sua circulação globalizada consolidou-se uma comunicação institucionalizada em formas culturais reconhecíveis. Os gêneros musicais constituem assim, dentro de um complexo sensorial midiático, as noções e percepções maiores sobre a produção musical. Propõe-se aqui observar as hibridizações e os experimentalismos – espaços semióticos “entre” as categorias midiáticas – como processos comunicacionais de diferenciação que privilegiam imprevisibilidade artística e atualizações políticas. Para tanto, sugerimos uma revisão epistemológica centrada nos processos menores percebidos no som, a partir da noção de pós-gênero, cujo caminho teórico-metodológico baseado na semiótica, no pós-estruturalismo e no decolonialismo questiona as desigualdades narrativas que marcam a música pop nas mídias.

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Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, Brasil, heromvargas50@gmail.com

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Nilton Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil, niltonfar.carvalho@gmail.com

Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor substituto no curso de Jornalismo - Faculdade de Comunicação e Artes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

VARGAS, H.; CARVALHO, N. A noção pós-gênero: proposta teórico-metodológica para estudos de experimentalismos e hibridizações na música pop. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.62623. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62623. Acesso em: 28 mar. 2024.