As TIC e o Desenvolvimento Regional: Um Estudo Sobre o Perfil dos Consumidores Online da Microrregião de Itajubá – MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.49474Palavras-chave:
Gestão e Desenvolvimento Regional, Tecnologia de Informação e Comunicação, Consumo, Hábitos de CompraResumo
A influência das mídias interfere diretamente no comportamento de consumo dos indivíduos no que tange às suas preferências de compra. Tal entendimento torna-se significativo para compreender a postura da sociedade diante o consumo à produção de bens e serviços, que reflete no desenvolvimento local. Esse artigo tem por finalidade identificar a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação no comportamento de compra dos consumidores da microrregião de Itajubá – MG e os motivos pela procura do serviço online. Para isso, no primeiro momento, realizou-se uma pesquisa exploratória bibliográfica para delinear a base teórica. Na segunda fase, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os membros de grupos de compra e venda do Facebook da microrregião de Itajubá; foram selecionados os cinco maiores grupos e, por meio de uma amostra, foi possível identificar o perfil do e-consumidor, sua aproximação com o ambiente virtual e sua preferência de compra. Além disso, identificaram-se os motivos que levam um consumidor a realizar a compra em uma loja física ou online e o perfil dos indivíduos. Verificou-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação influenciam no comportamento dos consumidores.
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