As TIC e o Desenvolvimento Regional: Um Estudo Sobre o Perfil dos Consumidores Online da Microrregião de Itajubá – MG

Auteurs-es

  • Danielle Souza Ribeiro Universidade de Taubaté
  • Viviane Fushimi Velloso Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté
  • Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues Universidade de Taubaté

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.49474

Mots-clés :

Gestão e Desenvolvimento Regional, Tecnologia de Informação e Comunicação, Consumo, Hábitos de Compra

Résumé

A influência das mídias interfere diretamente no comportamento de consumo dos indivíduos no que tange às suas preferências de compra. Tal entendimento torna-se significativo para compreender a postura da sociedade diante o consumo à produção de bens e serviços, que reflete no desenvolvimento local. Esse artigo tem por finalidade identificar a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação no comportamento de compra dos consumidores da microrregião de Itajubá – MG e os motivos pela procura do serviço online. Para isso, no primeiro momento, realizou-se uma pesquisa exploratória bibliográfica para delinear a base teórica. Na segunda fase, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os membros de grupos de compra e venda do Facebook da microrregião de Itajubá; foram selecionados os cinco maiores grupos e, por meio de uma amostra, foi possível identificar o perfil do e-consumidor, sua aproximação com o ambiente virtual e sua preferência de compra. Além disso, identificaram-se os motivos que levam um consumidor a realizar a compra em uma loja física ou online e o perfil dos indivíduos. Verificou-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação influenciam no comportamento dos consumidores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, N. A. S. ARAÚJO, J. J. C. N. RODRIGUES, F. M. A Teoria dos Lugares Centrais e sua aplicabilidade no Programa Zona Franca Verde no Amazonas. REDES Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 106-120. 2009

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

Critério Brasil 2015 E Atualização Da Distribuição De Classes Para 2016. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa ABEP. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 10 out. 2016.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Estimativa da População 2016. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?lang=&sigla=mg. Acesso em: 05 abr. 2017.

FACEBOOK. Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 02 mar. 2016.

GALINARI, R. CERVIERI, O. TEIXEIRA, J. RAWET, E. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. Banco Nacional do Desenvolvimento BNDES, 2015. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4285. Acesso em: 30 jan. 2017

GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE - Minas Gerais. Disponível em: http://cod.ibge.gov.br/1P2. Acesso em 30 jul. 2016.

PEREIRA, D. M e SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas Vitória da Conquista-BA, Bahia n. 10, p. 151-174, 2010.

Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2015. Comitê Gestor de Internet no Brasil CGI, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.cgi.br/publicacoes/indice/pesquisas/. Acesso em: 04 abr. 2017.

REZENDE, L. P. F. Redes Urbanas e Sistemas de cidades, 2012 Disponível em: https://pt.slideshare.net/LuizPauloFontesRezende/aulas-regional-christaller-jacobs-modo-de-compatibilidade. Acesso em: 30 mar. 2017.

SANTOS, Glauber. Cálculo Amostral. Disponível em: http://publicacoesdeturismo.com.br/calculoamostral/. Acesso em: 18 abr. 2016.

SILVA, F. Centralidade e impactos regionais de política monetária: um estufo dos casos brasileiros e espanhol, 2011. 293 f. Tese (Doutorado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerias, Minas Gerais, 2011

TUBELLA, I. Televisão e Internet na Construção da Identidade. São Paulo: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005 Disponível em: <http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação,

Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/ 254/222>. Acesso em: 18 jul. 2015.

WEBSHOPPERS Todas as Edições. E-bit, São Paulo. Disponível em: <http://www.ebit.com.br/>. Acesso em: 20 set. 2016.

Publié-e

2017-11-30

Comment citer

RIBEIRO, D. S.; VELLOSO, V. F.; CARNIELLO, M. F.; RODRIGUES, P. R. G. As TIC e o Desenvolvimento Regional: Um Estudo Sobre o Perfil dos Consumidores Online da Microrregião de Itajubá – MG. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 2, p. 132–151, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i2.49474. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/49474. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos