O religioso na rede: interações e discursos nas religiões 2.0
DOI:
https://doi.org/10.5216/36820Palavras-chave:
Religião 2.0. Reginaldo Manzotti. Ciber-igreja. Ciber-fiel. Religião do consumo.Resumo
A ação de instituições religiosas no ambiente cultural das mídias digitais nos leva a perceber a emergência do que vem sendo também definido como Religião 2.0, conceito que propomos sopesar nesta reflexão.Para delimitar o universo de análise no ciberespaço e ilustrar o fenômeno a partir de um exemplo real, selecionamos como objeto os conteúdos digitais produzidos por/para umas das novas celebridades do catolicismo, o padre Reginaldo Manzotti, este assume a imagem de uma celebridade da fé católica, um popstar midiático que desponta direto de igrejas locais para as mídias digitais, numa perspectiva de abrangência nacional. Com este trabalho, portanto, pretendemos observar, especificamente, o que configura a religião 2.0e como estainfluencia e interfere na cultura religiosa. Em paralelo, pretendemos observar a construção da imagem de uma celebridade da fé na web e como tal imagem pretende influenciara vivênciareligiosa dos fiéis.
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