Merchandising social na telenovela brasileira

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB)
  • Lourival Belém Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v1i1.22751

Palavras-chave:

Merchandising. Televisão brasileira. Telenovela. Propaganda política.

Resumo

A partir do final dos anos 80 surge um novo tipo de propaganda na televisão brasileira: o merchandising social. Aproveitando o descaso dos governantes do País, as telenovelas começam a incorporar em sua trama certas campanhas de interesse público. A novela "Explode Coração", por exemplo, dedicou-se a uma sistemática campanha em favor das crianças desaparecidas.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB)

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP, doutorando na PUC-SP, professor na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG e membro do Cineclube Antônio das Mortes.

Lourival Belém Júnior

Médico, cineasta e membro do Cineclube Antônio das Mortes.

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Publicado

2013-02-22

Como Citar

NOGUEIRA, L.; BELÉM JÚNIOR, L. Merchandising social na telenovela brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 1, n. 1, p. 114–119, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v1i1.22751. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22751. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos