A Desigualdade é Vermelha?
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22451Palavras-chave:
Raise the Red Lantern. Media Culture. Gender Studies. Psychoanalysis. Power.Resumo
Trata-se de uma análise do filme Lanternas vermelhas, sob uma perspectiva multidisciplinar, que engloba os estudos de gênero, a cultura da mídia e a psicanálise com o intuito de investigar as relações de poder nas quais estão envolvidos três esposas e o marido. O simbolismo cinematográfico permitiu-nos verificar a existência da assimetria entre os gêneros, a divisão rígida entre o público e o privado e a resistência débil das mulheres frente ao poderio masculino. Dessa forma, ressaltou-se as conseqüências emocionais e sociais que advém paras as personagens, estabelecendo-se por fim, uma conexão com a realidade de um expressivo número de relacionamentos conjugais na sociedade atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.