Maintenir la fidélité des publics actifs
la politique de participation en ligne pour les lecteurs du NYT
DOI :
https://doi.org/10.5216/ci.v27.80087Mots-clés :
Journalisme numérique, Politique de participation, Modération, CommentairesRésumé
Cet article analyse la politique de participation de la communauté en ligne des lecteurs de l'un des journaux les plus importants au monde (Molina, 2008), le New York Times (NYT). L'objectif de l'enquête est de comprendre comment les politiques de participation définissent des stratégies pour maintenir la fidélité des publics actifs, avec la crise de confiance dans les institutions journalistiques. Nous avons opté pour l'approche théorico-méthodologique de l'herméneutique profonde de Thompson (2011), entre trois phases : analyse du contexte socio-historique de l'objet ; analyse de contenu ; et l'interprétation. L'analyse nous montre le leadership du New York Times pour encourager la participation et la fidélité des lecteurs.
Téléchargements
Références
BENETTI, Marcia. Os leitores como comunidade discursiva. Estudos em Jornalismo e Mídia, UFSC, vol. 17, n1, p. 182-193, 2020.
BORELLI, Viviane. Espaço para comentários de leitores em sites e perfis de jornais no Facebook: regulação, vigilância e sanções. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Unisinos, vol. 18, n3, p. 230-240, set/dez, 2016.
BORELLI, Viviane. Regramentos e silêncios no processo de interação entre jornais e leitores. In: PERUZZOLO, Adair Caetano; MAGGIONI, Fabiano; CASAGRANDE, Magnos. Imagem: estratégia, recurso e sentido. Santa Maria: FACOS-UFSM, p. 172-187, 2014.
COSTA, Ruthi Manuella de Brito; CARVALHO, Cristiane Portela. Jornalismo e Redes Sociais: novas práticas e reconfiguração. Revista Comunicação & Informação, UFG, Goiânia, v. 24, p. 1-16, 2021.
DOMINGO, David; QUANDT, Thorsten; HEINONEN, Ari; PAULUSSEN, Steve; SINGER, Jane; VUJNOVIC, Marina. Participatory Journalism Practices in the Media and Beyond: An international comparative study of initiatives in online newspapers. Journalism Practice 2, 326-342, 2008.
DOMINGO, David. Fostering and moderating citizen conversations. In: ZION, Lawrie; CRAIG, David (edited). Ethics for digital journalists – emerging best practices. Nova Iorque: Routledge, p. 159-173, 2015.
HISTORY (1835- 2023). The New York Times, New York. Acesso em 04/11/2024. Disponível em: https://www.nytco.com/company/history/our-history/
LIU, J.; McLEOD, D. M. Pathways to news commenting and the removal of the comment system on news websites. Journalism, Thousand Oaks, v. 22, n. 4, p. 867-881, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884919849954.
LONGHI, Raquel; FLORES, Ana Marta Moreira; WEBER, Carolina. Os webjornais querem ser rede social? Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração. Santa Cruz do Sul: Edunisc, p.18-42, 2011.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. The elements of journalism. New York: Crown Publishing, 2014. eBook ISBN 978-0-8041-3679-2
MASIP, Pere; GUALLAR, Javier; PERALTA, Miguel; RUIZ, Carles; SUAU, Jaume. Active audiences and journalism; involved citizens or motivated consumers?, Brazilian Journalism Research, Brasília, v.1, p.234 - 255, nov. 2015.
MASIP, Pere. Investigar el periodismo desde la perspectiva de las audiencias. El profesional de la información, v. 25, n. 3, p. 323-330, maio-jun. 2016.
MACEDO, K. C. A. As interações entre leitores na seção The long read do The Guardian: entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
MACEDO, K. C. A. Long read no jornalismo digital: as interações entre leitores do The New York Times. In: Enpecom 2021, 2021, Curitiba. XI Enpecom.
MOLINA, Matías. Os melhores jornais do mundo – Uma visão da imprensa internacional. São Paulo: Globo, 2008.
NEWMAN, N., FLETCHER, R., SCHULZ, A., ANDI, S., ROBERTSON, C. T., & NIELSEN, R. K. Reuters institute digital news report 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, 10a edição, 2021. Recuperado de: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2021.
REINHOLD, Howard. The Virtual Community: Homesteading on the Eletronic Frontier. Massachusetts: MIT Press, 1993.
RUIZ, Carlos; DOMINGO, David; MICÓ, Josep Lluís; DIAZ-NOCI, Javier; MESO, Koldo; MASIP, Pere. Public Sphere 2.0? The Democratic Qualities of Citizen Debates in On-line Newspapers. International Journal of Press/Politics, v.16, p. 463-487, set. 2011.
SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.
SWALES, John. Reflections on the concept of discourse community. ASp, n. 69, p.1-13, 2016.
STRÖMBÄCK, J.; TSFATI, Y.; BOOMGAARDEN, H.; DAMSTRA, A.; VLIEGENTHART, R.; LINDHOLM, T. News media trust and its impact on media use: toward a framework for future research. In Annals of the International Communication Association, v. 44, p. 139-156, 2020.
TERMS of service, The New York Times, New York, 19. Dec 2022. Acesso em 13/04/2023.
THE Comments Section. The New York Times, New York. Acesso em 25/07/2023. Disponível em: https://help.nytimes.com/hc/en-us/articles/115014792387-The-Comments-Section
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9a edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TOFF, B.; BADRINATHAN, S.; MONT’ALVERNE, C.; ARGUEDAS, A. R.; FLETCHER, R.; NIELSEN, R. K. What We Think We Know and What We Want to Know: Perspectives on Trust in News in a Changing World. The Reuters Institute for the study of Journalism: Oxford University Press, 2020.
VÁZQUEZ, Ana-Isabel Rodríguez; DRAGOMIR, Marius; LENS, Noelia Francisco. Audiences First: professional profiles, tools and strategies of Digital Newsroom to Connect with the public. In: HERRERO, Jorge Vázquez; RODRÍGUEZ, Alba Silva; REY, Maria-Cruz Negreira; BRAN, Carlos Toural; GARCÍA, Xosé López (editors). Total Journalism. Models, techniques ad challenges. Suíça: Springer, p.211-226, 2022.
ZAMIN, Angela. Jornalismo de referência: o conceito por trás da expressão. Revista Famecos, Porto Alegre, v.21, n.3, p. 918 - 942, set./dez 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.