Grupos focais online na pesquisa em comunicação

Cuestiones Iniciales Sobre El Metodo A Partir De Una Experiencia Practica

Auteurs-es

  • Luís Mauro Sá Martino Faculdade Casper Líbero (FCL), São Paulo, Brasil, lmsamartino@gmail.com
  • Silvia Lúcia Pereira Duarte Faculdade Casper Líbero (FCL), São Paulo, Brasil, silvialpduarte@gmail.com

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v24.66657

Mots-clés :

Grupos Focais Online, Pesquisa em Comunicação, Metodologia

Résumé

Este artigo delineia algumas das condições e limites da realização de grupos focais no ambiente digital, tomando como objeto empírico seis encontros realizados entre abril e junho de 2020. Parte de uma pesquisa sobre as mídias digitais do Exército Brasileiro, foram realizados virtualmente devido à pandemia de COVID-19. A partir dessa experiência empírica, foram observadas três características principais da realização dos grupos focais online: (1) houve uma perda parcial nas interações, decorrentes da mudança de um espaço físico para a mediação das telas, (2) a atividade da mediadora foi parcialmente dificultada pela diferença de ambiente; ao mesmo tempo (3) foi possível observar maior facilidade na reunião das pessoas e condução das atividades. Essas questões são exploradas a partir de uma perspectiva metodológica em intersecção com questões epistemológicas da Comunicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Casper Líbero (FCL), São Paulo, Brasil, lmsamartino@gmail.com

Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra, Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Casper Líbero (FCL), São Paulo, Brasil. 

Silvia Lúcia Pereira Duarte, Faculdade Casper Líbero (FCL), São Paulo, Brasil, silvialpduarte@gmail.com

Relações Públicas. Mestranda em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero

Références

DIAS em 60 segundos. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=e8k3lFTwiXM. Consulta em 16 nov. 2020.

ABREU, Nelsio R.; BALDANZA, Renata F.; GONDIM, Sônia M. G. Os grupos focais online: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 6, n. 1, p. 5-24, 2009.

BIRDWHISTELL, Ray. Kinesics and context. Pennsylvania: UPP, 1970.

BORDINI, Gabriela; SPERB, Tania. O uso dos grupos focais online síncronos em pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 3, jul./set. p. 437 – 445, 2011.

BORGES, Camila D.; SANTOS, Manoel A. Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos, potencialidades e limites. Revista SPAGESP, v. 6, n. 1, p. 74-80, 2005.

BYERS, Peggy Y.; WILCOX, James R. Focus groups: a qualitative opportunity for researchers. The Journal ofBusiness Communication, v. 28, n. l, p. 63-78, 1991.

COMPAÑS, Lorena. Aproximaciones teórico-epistemológicas al problema del método. La Trama de la Comunicación, v. 14, n. 1, p. 13-28, 2009.

DUARTE, Adriana B. S. Grupo focal online e offline como técnica de coleta de dados. Informação & Sociedade, v. 17, n.1, p. 75-85, jan-abr. 2007.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

FARIA, Aline M.; OLIVEIRA Jr, Moacir M. Grupos de foco online assíncronos: uma breve reflexão sobre sua aplicação. Economia e Gestão, v. 19, n. 54, p. 194-202, set./dez. 2019.

FERRARA, Lucrécia D’A. A comunicação que não vemos. São Paulo: Paulus, 2018.

FIFE, Eric. A Focus Group Activity for the Research Methods Class. Communication Teacher, v. 19, n. 1, p. 9–12, jan. 2005.

GALEGO, Carla; GOMES, Alberto. Emancipação, ruptura e inovação: o “focus groups” como instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educácão, v. 5, p. 173 – 184, 2005.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOFFMAN, Erving. Forms of talk. Pensilvania University Press, 1981.

KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, v.10, n.15, p. 124-136, jun. 2004.

KITZINGER, Jenny. “The methodology of focus groups: the importance of interaction between research participants”. Sociology of Health and Illness, v. 16, n. 1, p. 103-121, 1994.

LETELIER, Lilian. Entre os grupos de conversação (group discussion) e as intervenções focalizadas (focus groups): notas metodológicas. Política e Trabalho, n. 12, p. 164-174, set. 1996,.

LUNT, Peter; LIVINGSTONE, Sonia. Rethinking the focus groups in media and communication research. Journal of Communication, v. 46, n. 2, p.79-98, 1996.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de pesquisa em comunicação. Petrópolis: Vozes, 2018.

MARQUES, A. C. S.; MARTINO, L. M. S. Afetividades e vulnerabilidades na relação pesquisador/sujeito pesquisado. In: KUNSCH, Dimas; DIAS, Everton; PASSOS, Mateus. A compreensão como método. São Paulo: UniEditora, 2017. p. 37-51.

MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; ROCHA, Simone Maria. A política a partir das margens: a produção discursiva sobre o Bolsa-Família em grupos de discussão. Famecos, n. 32, p.105-117, abr. 2007.

MENSAGEM do Comandante. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1NE6ML8m_44. Acesso em: 16 nov. 2020.

MERTON, Robert. The focussed interview and focus groups : continuities and discontinuities. Public Opinion Quarterly, v. 51, n. 4, p.550-566, 1987.

MEYERS, Greg. Enabling talk: How the facilitator shapes a focus group. Text & Talk, v. 27, n. 1, p. 79–105, 2007.

MORGAN, David. Focus Groups as qualitative research. London: Sage, 1997.

NELSON, James E.; FRONTCZAK, Nancy T. How Acquaintanceship and Analyst Can Influence Focus Group Results. Journal of Advertising, v. 17, n. 1, p. 41- 48, 1988.

NOBREGA, Danielle O., ANDRADE, Erika dos R. G.; MELO, Elda S. N. Psicologia e Sociedade, v.28, n. 3, 2016.

OPERAÇÃO Covid-19. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em: http://www.cmse.eb.mil.br/ccse/index.php. Acesso em: 16 nov. 2020.

PUCHTA, Claudia; POTTER, Jonathan. Focus groups and the management of spontaneity. Journal of Sociolinguistics, v. 3, n. 3, 1999.

QUIBLE, Zane K. A focus on focus groups. Business Communication Ouarteriy, v. 61, n. 2, p. 28-58, jun. 1998.

SCHRÖEDER, Christine S.; KLERING, Luís R. Online focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em administração. Cadernos Ebape/FGV, v. 7, n. 2, p. 333-348, jun. 2009.

SIGNATES, Luiz. Epistemologia e comunicabilidade: a crise das ciências ante a perspectiva de centralidade do conceito de comunicação. Comunicação e Informação, v. 15, n. 2, p. 133-148, 2012.

SOUTHWELL, Brian; BLAKE, Stephanie; TORRES, Alicia. Lessons on Focus Group Methodology from a Science Television News Project. Technical Communication, v. 52, n. 2, p. 187-193, maio 2005.

ZORN, Theodore et al. Focus Groups as Sites of Influential Interaction. Journal of Applied Communication Research, v. 34, n. 2, p. 115-140, maio 2006.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-30

Comment citer

MARTINO, L. M. S.; DUARTE, S. L. P. . Grupos focais online na pesquisa em comunicação: Cuestiones Iniciales Sobre El Metodo A Partir De Una Experiencia Practica. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.66657. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66657. Acesso em: 17 juill. 2024.