Grupos Focales En La Investigación En Comunicación:
questões metodológicas iniciais a partir de uma experiência prática
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.66657Palabras clave:
Grupos Focales en Línea, Investigación en Comunicación, MetodologiaResumen
Este artículo describe algunos aspectos metodológicos relacionados con la práctica de los grupos focales en línea. A partir del estudio de seis reuniones, realizado entre abril y junio de 2020 como parte de una investigación en curso sobre las redes sociales del Ejército Brasileño, fue posible notar tres cambios principales en la transposición del aula a la línea: (1) hubo una pérdida en interacciones, resultado del cambio de un espacio físico para la mediación de pantallas, (2) la actividad del mediador se vio parcialmente obstaculizada por la diferencia en el entorno; aun que (3) se pudo observar una mayor facilidad para conocer gente y realizar actividades. Estos temas se exploran desde una perspectiva metodológica en la intersección con los temas epistemológicos de la Comunicación.
Descargas
Citas
DIAS em 60 segundos. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=e8k3lFTwiXM. Consulta em 16 nov. 2020.
ABREU, Nelsio R.; BALDANZA, Renata F.; GONDIM, Sônia M. G. Os grupos focais online: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 6, n. 1, p. 5-24, 2009.
BIRDWHISTELL, Ray. Kinesics and context. Pennsylvania: UPP, 1970.
BORDINI, Gabriela; SPERB, Tania. O uso dos grupos focais online síncronos em pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 3, jul./set. p. 437 – 445, 2011.
BORGES, Camila D.; SANTOS, Manoel A. Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos, potencialidades e limites. Revista SPAGESP, v. 6, n. 1, p. 74-80, 2005.
BYERS, Peggy Y.; WILCOX, James R. Focus groups: a qualitative opportunity for researchers. The Journal ofBusiness Communication, v. 28, n. l, p. 63-78, 1991.
COMPAÑS, Lorena. Aproximaciones teórico-epistemológicas al problema del método. La Trama de la Comunicación, v. 14, n. 1, p. 13-28, 2009.
DUARTE, Adriana B. S. Grupo focal online e offline como técnica de coleta de dados. Informação & Sociedade, v. 17, n.1, p. 75-85, jan-abr. 2007.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
FARIA, Aline M.; OLIVEIRA Jr, Moacir M. Grupos de foco online assíncronos: uma breve reflexão sobre sua aplicação. Economia e Gestão, v. 19, n. 54, p. 194-202, set./dez. 2019.
FERRARA, Lucrécia D’A. A comunicação que não vemos. São Paulo: Paulus, 2018.
FIFE, Eric. A Focus Group Activity for the Research Methods Class. Communication Teacher, v. 19, n. 1, p. 9–12, jan. 2005.
GALEGO, Carla; GOMES, Alberto. Emancipação, ruptura e inovação: o “focus groups” como instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educácão, v. 5, p. 173 – 184, 2005.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.
GOFFMAN, Erving. Forms of talk. Pensilvania University Press, 1981.
KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, v.10, n.15, p. 124-136, jun. 2004.
KITZINGER, Jenny. “The methodology of focus groups: the importance of interaction between research participants”. Sociology of Health and Illness, v. 16, n. 1, p. 103-121, 1994.
LETELIER, Lilian. Entre os grupos de conversação (group discussion) e as intervenções focalizadas (focus groups): notas metodológicas. Política e Trabalho, n. 12, p. 164-174, set. 1996,.
LUNT, Peter; LIVINGSTONE, Sonia. Rethinking the focus groups in media and communication research. Journal of Communication, v. 46, n. 2, p.79-98, 1996.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de pesquisa em comunicação. Petrópolis: Vozes, 2018.
MARQUES, A. C. S.; MARTINO, L. M. S. Afetividades e vulnerabilidades na relação pesquisador/sujeito pesquisado. In: KUNSCH, Dimas; DIAS, Everton; PASSOS, Mateus. A compreensão como método. São Paulo: UniEditora, 2017. p. 37-51.
MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; ROCHA, Simone Maria. A política a partir das margens: a produção discursiva sobre o Bolsa-Família em grupos de discussão. Famecos, n. 32, p.105-117, abr. 2007.
MENSAGEM do Comandante. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1NE6ML8m_44. Acesso em: 16 nov. 2020.
MERTON, Robert. The focussed interview and focus groups : continuities and discontinuities. Public Opinion Quarterly, v. 51, n. 4, p.550-566, 1987.
MEYERS, Greg. Enabling talk: How the facilitator shapes a focus group. Text & Talk, v. 27, n. 1, p. 79–105, 2007.
MORGAN, David. Focus Groups as qualitative research. London: Sage, 1997.
NELSON, James E.; FRONTCZAK, Nancy T. How Acquaintanceship and Analyst Can Influence Focus Group Results. Journal of Advertising, v. 17, n. 1, p. 41- 48, 1988.
NOBREGA, Danielle O., ANDRADE, Erika dos R. G.; MELO, Elda S. N. Psicologia e Sociedade, v.28, n. 3, 2016.
OPERAÇÃO Covid-19. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Comando Militar do Sudeste. Disponível em: http://www.cmse.eb.mil.br/ccse/index.php. Acesso em: 16 nov. 2020.
PUCHTA, Claudia; POTTER, Jonathan. Focus groups and the management of spontaneity. Journal of Sociolinguistics, v. 3, n. 3, 1999.
QUIBLE, Zane K. A focus on focus groups. Business Communication Ouarteriy, v. 61, n. 2, p. 28-58, jun. 1998.
SCHRÖEDER, Christine S.; KLERING, Luís R. Online focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em administração. Cadernos Ebape/FGV, v. 7, n. 2, p. 333-348, jun. 2009.
SIGNATES, Luiz. Epistemologia e comunicabilidade: a crise das ciências ante a perspectiva de centralidade do conceito de comunicação. Comunicação e Informação, v. 15, n. 2, p. 133-148, 2012.
SOUTHWELL, Brian; BLAKE, Stephanie; TORRES, Alicia. Lessons on Focus Group Methodology from a Science Television News Project. Technical Communication, v. 52, n. 2, p. 187-193, maio 2005.
ZORN, Theodore et al. Focus Groups as Sites of Influential Interaction. Journal of Applied Communication Research, v. 34, n. 2, p. 115-140, maio 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
![](https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif)