Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital

Auteurs-es

  • Myrian Luisa Cipriano Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubate - UNITAU

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.53491

Mots-clés :

Aplicativos, compartilhamento, comunicação, Economia Colaborativa, tecnologia.

Résumé

A Economia Colaborativa é um conceito que foi potencializado com a tecnologia digital. O objetivo geral do artigo foi compreender a estrutura dos modelos de negócio de empresas que operam em ambiente digital, pautadas no conceito de economia colaborativa. Foram analisados os aplicativos Airbnb, BlaBlaCar, Couchsurfing e Uber, caracterizando uma pesquisa de base documental, em sua primeira fase. Uma segunda fase é caracterizada por pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas em profundidade com profissionais que atuam com novos modelos de negócio em ambiente digital, selecionados a partir de amostra por julgamento. Verificou-se que  nem todos os aplicativos analisados de fato são pautados no conceito de economia colaborativa.

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Bibliographies de l'auteur-e

Myrian Luisa Cipriano, Universidade de Taubaté

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubate - UNITAU

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP). Estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho - PT. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

 

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Publié-e

2018-12-06

Comment citer

CIPRIANO, M. L.; CARNIELLO, M. F. Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 185–206, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.53491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/53491. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos