Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital

Autores/as

  • Myrian Luisa Cipriano Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubate - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.53491

Palabras clave:

Aplicativos, compartilhamento, comunicação, Economia Colaborativa, tecnologia.

Resumen

A Economia Colaborativa é um conceito que foi potencializado com a tecnologia digital. O objetivo geral do artigo foi compreender a estrutura dos modelos de negócio de empresas que operam em ambiente digital, pautadas no conceito de economia colaborativa. Foram analisados os aplicativos Airbnb, BlaBlaCar, Couchsurfing e Uber, caracterizando uma pesquisa de base documental, em sua primeira fase. Uma segunda fase é caracterizada por pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas em profundidade com profissionais que atuam com novos modelos de negócio em ambiente digital, selecionados a partir de amostra por julgamento. Verificou-se que  nem todos os aplicativos analisados de fato são pautados no conceito de economia colaborativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Myrian Luisa Cipriano, Universidade de Taubaté

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubate - UNITAU

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP). Estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho - PT. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

 

Citas

AIRBNB. About. Disponível em: <https://www.airbnb.com.br/about/about-us> Acesso em: 22 de abril de 2017.

BLABLACAR, Nossa história. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/sobre-nos/nossa-historia> Acesso em: 22 de abril de 2017

BLABLACAR, Só para elas. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/so-para-elas> Acesso em: 22 de abril de 2017

CASTELLS, Manuel. A Revolução da Tecnologia da Informação. In:______. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M.Books, 2011.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, #18 Economia Colaborativa, São Paulo, 2016. 12 p. E-book. Disponível em: < http://fnq.org.br/informe-se/noticias/novo-e-book-da-fnq-apresenta-uma-analise-sobre-a-economia-colaborativa> Acesso em: 21 de fevereiro de 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3 ed. São Paulo, Global, 1988.

QUEIROZ, Daniela Gralha, de Caneda; MOURA, Ana Maria Mielniczuk. Ciência da Informação: história, conceitos e características. Em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS. V. 21, n.3, p. 25-42. set/dez 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/57516>. Acesso em: 21 de setembro de 2017.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juros e o ciclo económico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

UBER, Encontrando o caminho: criando possibilidades para usuários, motoristas e cidades. Disponível em: <https://www.uber.com/pt-BR/our-story/> Acesso em: 22 de abril de 2017.

Publicado

2018-12-06

Cómo citar

CIPRIANO, M. L.; CARNIELLO, M. F. Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 185–206, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.53491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/53491. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos