Mergulho do comunicador no cotidiano alheio: entre o maravilhamento e a dissonância

Auteurs-es

  • Ana Maria Dantas de Maio Embrapa Pantanal - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI :

https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.29017

Mots-clés :

Cotidiano. Comunicação. Maravilhamento. Dissonância Cognitiva. Pantanal.

Résumé

Jornalistas da região Sudeste do Brasil mergulharam por alguns dias em um cotidiano totalmente distinto do que estão habituados: vivenciaram a cotidianidade do Pantanal brasileiro. O objetivo deste artigo é refletir sobre as reações dos profissionais que participaram da experiência, promovida por um projeto de comunicação organizacional. A pesquisa etnográfica sustenta a metodologia. Os resultados indicam que os profissionais da imprensa passaram pela sensação de maravilhamento naquele ambiente, mas uma equipe desenvolveu depois a dissonância cognitiva, por se sentir incomodada no local.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Maria Dantas de Maio, Embrapa Pantanal - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Jornalista do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Pantanal

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UEL - Universidade Estadual de Londrina

Membro do Criticom

Publié-e

2014-07-22

Comment citer

MAIO, A. M. D. de. Mergulho do comunicador no cotidiano alheio: entre o maravilhamento e a dissonância. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 1, p. 80–94, 2014. DOI: 10.5216/cei.v17i1.29017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/29017. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos