A TV que crianças e adolescentes fariam, se tivessem uma câmara na mão...

Auteurs-es

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24696

Mots-clés :

Crianças, adolescentes e Televisão. Tv de qualidade. Participação de crianças e adolescentes. Linguagem audiovisual na escola. Leitura critica e criativa. Programação para criança e adolescentes. TV e educação.

Résumé

Esta pesquisa investiga as percepções de (424) crianças e adolescentes sobre a programação que assistem e sobre o que produziriam para TV se tivessem uma câmara na mão. A coleta dos dados se realizou em 12 (doze) escolas públicas do Distrito Federal, freqüentadas por estudantes de médio e baixo poder aquisitivo. Um questionário foi aplicado aos estudante, que também elaboraram individualmente um roteiro audiovisual (tipo storyboard). A elaboração do roteiro pelas crianças e adolescentes se deu a partir da questão: que programa de TV fariam se tivessem uma câmara na mão? Este trabalho apresenta as análises das respostas das crianças e dos adolescentes a essa questão, bem como às outras perguntas do questionário, o que permitiu observar qual a relação que eles mantêm com a televisão e quais roteiros de programas de TV que eles gostariam de ver em exibição nos canais abertos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-19

Comment citer

CARNEIRO, V. L. Q. A TV que crianças e adolescentes fariam, se tivessem uma câmara na mão... Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 8, n. 2, p. 129–138, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v8i2.24696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24696. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos