La televisión que niños y adolescentes harían, si tuvieran una cámara en la mano…

Autores/as

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24696

Palabras clave:

Crianças, adolescentes e Televisão. Tv de qualidade. Participação de crianças e adolescentes. Linguagem audiovisual na escola. Leitura critica e criativa. Programação para criança e adolescentes. TV e educação.

Resumen

Esta pesquisa investiga as percepções de (424) crianças e adolescentes sobre a programação que assistem e sobre o que produziriam para TV se tivessem uma câmara na mão. A coleta dos dados se realizou em 12 (doze) escolas públicas do Distrito Federal, freqüentadas por estudantes de médio e baixo poder aquisitivo. Um questionário foi aplicado aos estudante, que também elaboraram individualmente um roteiro audiovisual (tipo storyboard). A elaboração do roteiro pelas crianças e adolescentes se deu a partir da questão: que programa de TV fariam se tivessem uma câmara na mão? Este trabalho apresenta as análises das respostas das crianças e dos adolescentes a essa questão, bem como às outras perguntas do questionário, o que permitiu observar qual a relação que eles mantêm com a televisão e quais roteiros de programas de TV que eles gostariam de ver em exibição nos canais abertos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Publicado

2013-06-19

Cómo citar

CARNEIRO, V. L. Q. La televisión que niños y adolescentes harían, si tuvieran una cámara en la mano…. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 8, n. 2, p. 129–138, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v8i2.24696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24696. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos