Epistemologia e comunicabilidade: as crises das ciências, ante a perspectiva da centralidade do conceito de comunicação

Auteurs-es

  • Luiz Signates Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v15i2.24573

Mots-clés :

Epistemologia da comunicação. Crise da ciência. Ciência da comunicação.

Résumé

Trata este texto de uma análise epistemológica da ciência, em direção à perspectiva da centralidade do conceito de comunicação. Inicialmente, efetua uma breve digressão sobre três crises das ciências: a crise da verdade, a crise das disciplinas e a crise social da ciência. Em seguida, avalia o estágio em que se encontra o debate teórico-epistemológico do campo científico da comunicação e posiciona o conceito de comunicação como aspecto central do problema epistemológico das ciências, no mundo contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Signates, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro permanente do corpo docente do PPG em Comunicação da UFG, linha de pesquisa Mídia e Cultura. Pós-doutor pela Unisinos e Doutor pela ECA-USP. Coordenador de Goiás do Procad240/2007 “Crítica Epistemológica”.

Publié-e

2013-06-11

Comment citer

SIGNATES, L. Epistemologia e comunicabilidade: as crises das ciências, ante a perspectiva da centralidade do conceito de comunicação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 15, n. 2, p. 133–148, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v15i2.24573. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24573. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos