Meios de comunicação e notícias na reconstrução da participação das mulheres nas eleições e no crime organizado
DOI :
https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22452Mots-clés :
Jornalismo. Candidatas. Eleições. Crime Organizado.Résumé
Na confirmação cotidiana sobre o lugar privilegiado que os meios de comunicação possuem a vida moderna e os tornam uma vitrine da vida política e social do país, a revisão e a análise de seus conteúdos a respeito da participação das mulheres em dois cenários, opostos mas significativos, como são as eleições e o crime organizado, ajudam a entendem e explicar o lugar real e imaginário que a metade da população ocupa na sociedade mexicana. Os textos jornalísticos se convertem assim em indicadores fieis do lugar alcançado por mulheres na vida pública e é, por meio da notícia que podemos responder algumas questões provocadoras: basta aparecer nos meios para pensar que as mulheres já estão em igualdade de condições e de oportunidades? A que armadilhas chegamos nas análises dos meios que não nos permitem ver as partes e somente ver o todo? Tem importância a diferença e perspectiva de gênero como ferramenta de estudo e como arma política dentro desta área chamada de informação e conhecimento?
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.