Imagens do envelhecimento: como a mídia brasileira representa a mulher de meia idade

Auteurs-es

  • Maria Luiza Martins de Mendonça Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22450

Mots-clés :

Mulheres. Envelhecimento. Mídia. Representação. Women. Aging. Media. Representation.

Résumé

Se ao longo da vida mulheres e homens não são apenas diferentes, mas desiguais, pode-se supor que mulheres envelhecem diferentemente e tem de encarar as discriminações e desvantagens estruturais acumuladas ao longo da vida. Homens de meia idade possuem atributos nem sempre relacionados à sua aparência física, como maturidade, charme, poder, sucesso financeiro. Ao contrário, espera-se das mulheres que sejam jovens, bonitas e sexy. A importância de um corpo permanentemente jovem e bem modelado pode ser visto também a partir das estratégias de marketing presentes na mídia e que influencia a construção das representações, imagens e subjetividade das mulheres.

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Luiza Martins de Mendonça, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação e professora na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB) da Universidade Federal de Goiás.

Publié-e

2013-02-07

Comment citer

MENDONÇA, M. L. M. de. Imagens do envelhecimento: como a mídia brasileira representa a mulher de meia idade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 2, p. 139–153, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v14i2.22450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22450. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos