Passagens da comunicação e mutações na subjetividade contemporânea

Auteurs-es

  • Yuji Gushiken

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v12i2.12273

Mots-clés :

Comunicação, Novas tecnologias, Subjetividade

Résumé

este ar go, trabalha-se com a hipótese de que, para além da comunicação de massa, os processos que põem em relação os temas da comunicação e da produção de subje vidade passam, nos dias de hoje, pelo uso cada vez mais intensivo das novas tecnologias de comunicação. A hipótese busca se sustentar na observação de três fenômenos socioeconômicos e culturais ligados diretamente à formação do campo comunicacional na contemporaneidade. Primeiro: a passagem da comunicação de massa à comunicação segmentada. Segundo: a passagem dos estudos dos efeitos à emergência e usos das novas tecnologias digitais da comunicação em rede e acentrada. Terceiro: a modulação da comunicação de massa pelas prá cas midiáticas contemporâneas. Nestas condições, o que entra em jogo nos incessantes processos de subje vação é a instabilidade do “em comum” próprio da comunicação diante da produção intensiva da política da diferença.

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Publié-e

2010-11-03

Comment citer

GUSHIKEN, Y. Passagens da comunicação e mutações na subjetividade contemporânea. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 12, n. 2, p. 89–105, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v12i2.12273. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/12273. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos