Ciberdemocracia y redes sociales digitales

transparencia y participación ciudadana en el Facebook e Instagram del Ayuntamiento de Porto Velho

Autores/as

  • Allysson Martins Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, allyssonviana@unir.br https://orcid.org/0000-0001-7805-6512
  • Danilo Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, danilo_pvhro@outlook.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v27.81045

Palabras clave:

Ciberdemocracia, Redes Sociais Digitais, Participação Cidadã, Transparência, Prefeitura de Porto Velho

Resumen

Las redes sociales digitales pueden utilizarse como canales de comunicación entre los ciudadanos y las instituciones públicas gubernamentales. El Ayuntamiento de Porto Velho tiene cuentas en Facebook e Instagram asociándose a aspectos de la ciberdemocracia, como la transparencia y la participación ciudadana. A través del análisis de contenido, este trabajo evaluó publicaciones sobre la Terminal Municipal de Ómnibus, donde fue posible identificar cierta transparencia en la rendición de cuentas, especialmente en temas como “Trabajos en la Terminal de Ómnibus” y “Licitaciones y empresa”. En cuanto a la participación ciudadana, es más efectiva en Instagram, aunque no garantiza injerencia en la gestión pública ni en el accionar de los funcionarios de gobierno. Aún así, observamos que el engagement está más relacionado con la cantidad y novedad de la publicación que con otros aspectos.

Descargas

Biografía del autor/a

Allysson Martins, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, allyssonviana@unir.br

Professor do PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenador do MíDI - Laboratório em Mídias Digitais e Internet da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Doutorando em Comunicação pela UFC. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. E-mail: allyssonviana@unir.br

Danilo Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, danilo_pvhro@outlook.com

Mestrando em Comunicação e membro do MíDI - Laboratório de Mídias Digitais e Internet pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Citas

APÓS década de impasse sobre Rodoviária de Porto Velho, Prefeitura e Governo Fecham Acordo para Construir Novo Terminal. Portal G1, 17 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/07/16/apos-decada-de-impasse-sobre-rodoviaria-de-porto-velho-prefeitura-e-governo-fecham-acordo-para-construir-novo-terminal.ghtml. Acesso em 07 de jun. de 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.

BOBBIO, Noberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Trad. Carmen C, Varriale et al.; coord. trad. João Ferreira; rev.geral João Ferreira e Luís Guerreiro Pinto Cacais. Dicionário de política.1ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BRAGADO, Louise. Saiba qual é a rede social mais usada no Brasil. Época Negócios. 2024. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2024/02/saiba-qual-e-a-rede-social-mais-usada-no-brasil.ghtml. Acesso em 06 jun. 2024.

BRITO NETO, Joãomar. Informação e cidadania, a nova configuração da democracia. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 2, n. 2, p. 229–242, 2013.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede.17a edição, revista e ampliada. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2016.

CASTRO, Ana; CASTRO, Cláudia. Gestão pública contemporânea. Curitiba: InterSaberes, 2014.

CAVALLI, Tassia; PARCHEN, Charles; FREITAS, Cinthia. O mito da democracia digital no Brasil. Revista Direito & Desenvolvimento. 2021. Disponível em: https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/1330/740. Acesso em 30 mai 2024.

COSTA, Pedro. Uma cartografia do ódio no Facebook: gatilhos, insultos e imitações. Comunicação Pública, vol 15, nº 29, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/cp/11367. Acesso em 06 de jun. de 2024.

DEGENNE, Alain; FORSÉ, Michel. Introducing Social Networks. London: Sage, 1999.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de Pesquisa para Internet. Editora Sulina: Porto Alegre, 2011.

FREITAS, Jeferson. Transparência, participação social e mídias sociais na gestão pública: o uso da rede social Facebook na comunicação entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e sua população. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Universidade Positivo, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.fass.edu.br/jspui/handle/123456789/1887. Acesso em 08 mai. 2024.

GOMES, Wilson. Democracia digital: que democracia? COMPOLÍTICA. 2007. Disponível em: http://compolitica.org/novo/anais/2007_gt_ip-wilson.pdf. Acesso em 30 mai 2024.

GOMES, Wilson. Participação política online: questões e hipóteses de trabalho. In: Maia, Rousiley; Gomes, Wilson; Marques, Francisco (Orgs.). Internet e Participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011, p. 19-45.

KOSTECZKA, Luiz. História digital na era das Big Tech. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 641–669, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104187. Acesso em: 6 jun. 2024.

LANDIM, Ilana. Um estudo sobre a relação entre a democracia digital e a participação política a partir do debate sobre o Programa Mais Médicos no Facebook. Revista Mídia e Cotidiano. 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9702/6828. Acesso em 30 mai 2024.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia. Lisboa: Editions Odile Jacob, 2002.

MARINHO, Maria; SOUZA, Stella. Discurso de ódio pelo Facebook: transparência e procedimentos de contenção. Espaço Jurídico: Journal of law, vol. 19, nº 2, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7277479. Acesso em 06 de jun. de 2024.

MARQUES, Jamil. A ideia de democracia em perspectiva-Crise, avanços e desafios. Revista On-line liberdade e cidadania, v. 5, p. 1-14, mês JUL/SET, 2009.

MARTINS, Allysson; TEIXEIRA, Juliana. Não era só uma gripezinha, mas desinformação. Florianópolis: Insular, 2025 (no prelo).

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo, Ubu Editora, 2018.

PIES, Jéssica. Prestação de contas, transparência e participação Social: análise das mídias sociais das Prefeituras Municipais de Santo Ângelo e Mato Queimado-RS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2022. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/5915/1/PIES.pdf. Acesso em: 24 mai. 2024.

PINTO, Sara; SIMÕES, Rita. O Debate Democrático no Espaço Público Digital: a participação política no espaço de comentários do Expresso no Facebook. 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras). Universidade de Coimbra. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/85528. Acesso em 06 de jun. de 2024.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Meridional, 2009.

RIBEIRO, Bruna; TEMER, Ana; TUZZO, Simone. Cidadania e democracia deliberativa na era digital – para além de Habermas. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 186–201, 2013.

ROTHBERG, Danilo. Democracia digital e redes sociais: Twitter como filtro de informação política. E-Compós, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.30962/ec.1023. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1023. Acesso em: 19 set. 2024.

SÁ, Marcela. As redes sociais como ferramentas de participação cidadã: os impactos do Facebook do Governo do Distrito Federal (Brasil) na gestão de benefícios sociais. Madrid, GIGAPP Estudios Working Papers, 2019. Link de acesso: https://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/149. Acesso em 08 mai. 2024.

SALGADO, Eneida. Princípio da publicidade. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/37/edicao-1/principio-da-publicidade. Acesso em 06 jun. de 2023.

SAMPAIO, Rafael; BRAGA, Sergio; CARLOMAGNO, Marcio; MARIOTO, Djiovanni; BRUM, Murilo; BORGES, Tiago. Estado da arte da democracia digital no Brasil: oferta e sobrevivência das iniciativas (1999-2016). Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 70, n. 4, p. 693-734, 2019. DOI: 10.21874/rsp.v70i4.3543. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3543. Acesso em: 27 set. 2024.

SILVA, Adriana. Desafios na regulação de Big Techs e como a Teoria da Regulação Responsiva pode auxiliar na solução. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 95–113, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/43219. Acesso em: 6 jun. 2024.

TEIXEIRA, Juliana; MARTINS, Allysson. Fact-checking no combate às fake news sobre a COVID-19: um estudo exploratório das agências digitais de checagem de fatos contra a desinformação da pandemia. Comunicação & Inovação, v. 21, p. 63-81, 2020.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

MARTINS, A.; SILVA, D. Ciberdemocracia y redes sociales digitales: transparencia y participación ciudadana en el Facebook e Instagram del Ayuntamiento de Porto Velho. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 27, p. 178–195, 2024. DOI: 10.5216/ci.v27.81045. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/81045. Acesso em: 22 abr. 2025.