¿Qué tiene que ver el Ciudadano Kane con la Reina Christina? La economía y la política de los estereotipos de Género en el Cine de Hollywood

Autores/as

  • Sandra de Souza Machado Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i2.7491

Palabras clave:

Cinema.Gênero. Estudos Culturais.Psicanálise.História

Resumen

Dados e pesquisas atuais mostram que o cinema norte-americano feito para as massas movimenta entre 10 e 12 bilhões de dólares, por ano, com a produção, exibição, distribuição, bilheterias, vendas de vídeos e DVDs, em escala mundial, que cresce a cada ano. Apesar de seus lugares-comuns, clichês, e fórmulas prontas, este cinema procura se adaptar e acompanhar as exigências "politicamente corretas" e novas preocupações, em nível global, com questões como o racismo, sexismo, gênero, meio ambiente, questões religiosas e sócio-culturais. Mas, em pleno raiar deste século XXI, pouco mudou, de fato, principalmente, no que tange aos problemas de gênero. Aos que reclamam contra os estereótipos femininos que se perpetuaram e se repetem desde o século passado, exaustivamente, na mídia norte-americana e no Ocidente, por conseguinte, os executivos dessa mídia argumentam que a economia e a política cultural da indústria tornam impossível aos produtores evitarem tais estereótipos de gênero. As mulheres, em todo o mundo, ainda têm que lidar com o fato de que muitos produtores (a maior parte) do cinema estão muito mais preocupados em serem chamados de racistas, por exemplo, do que de misóginos.

 

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Publicado

2009-09-18

Cómo citar

MACHADO, S. de S. ¿Qué tiene que ver el Ciudadano Kane con la Reina Christina? La economía y la política de los estereotipos de Género en el Cine de Hollywood. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 2, p. 240–260, 2009. DOI: 10.5216/c&i.v11i2.7491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/7491. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos