Entre la necesidad y la sociabilidad:
transformaciones en las relaciones de consume en la pandemia Covid19
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.69073Palabras clave:
Comunicación, Consume, SociabilidadResumen
Hablamos de las relaciones del consume después de la adopción del aislamiento social debido a la pandemia de Covid-19. Entrevistamos a pequeños comerciantes sobre las formas de divulgación y comunicación utilizadas durante el aislamiento. Con los consumidores, realizamos una encuesta, que llegó a 358 encuestados, para investigar cambios en las prácticas de consumo, contacto con comerciantes, opciones y medios de pago. Los resultados apuntaron a una revalorización del comercio local, el retorno a la sociabilidad basada en la interacción social marcada por el intercambio de significados, a partir del consume articulado en “en relación a formas de vida específicas” (SLATER, 2002, p. 131).
Descargas
Citas
ALONSO, Luis Enrique. La era del consumo. Madrid: Siglo XXI, 2006
BACCEGA, Maria Ap.. Inter-relações comunicação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CARRASCOZA, João A.; ROCHA, Rose de M. (org.). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BAUMAN, Zigmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BOEHM, Camila. Federação de bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia. Blog Coranavírus, São Paulo, 23 set. 2020. http://www.saopaulo.sp.leg.br/coronavirus/blog/federacao-de-bancos-alerta-para-aumento-de-fraudes-durante-a-pandemia/ . Acesso: 2 nov.2020.
GONÇALVES, Rafael Ramos. Identidade, consumo e sociabilidade: implicações éticas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/9144/7519. Acesso em: 13 jul. 2020.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Denis de (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, pp. 51-79, 2006.
MARTINS, José de Sousa. A sociabilidade do homem simples – cotidiano e história na modernidade anômala. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
PAINEL de Bens de Consumo: Monitoramos as compras e tendências da FMCG [...]. Kantar, [S. l.], 2020. Disponível: https://www.kantarworldpanel.com/br/Painel-de-Consumidores/FMCG. Acesso: 2 nov.2020.
RIGUE, André. Consumidores mudam hábitos na pandemia e não pretendem voltar ao ‘velho normal’. CNN, São Paulo, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/consumidores-mudam-habitos-na-pandemia-e-nao-pretendem-voltar-ao-velho-normal/. Acesso em: 2 nov. 2020.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.