A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade
acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681Palabras clave:
Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, SistemaResumen
En este estudio conectamos la enseñanza de la publicidad en el contexto de la pandemia de Covid-19 con la teoría de la complejidad. Buscamos analizar la enseñanza publicitaria, que se adhiere a las metodologías de educación a distancia como medida de emergencia en el escenario pandémico y asociarla con el pensamiento complejo basado en conceptos como incertidumbre, desorden y casualidad, a través de Edgar Morin (2015). Metodológicamente, recolectamos datos de forma exploratoria, con la realización de una investigación documental. Finalmente, consideramos la pandemia como una casualidad que provoca desorden en el sistema publicitario y entendemos que hay transformaciones en la enseñanza de la publicidad que han sido catalizadas o neutralizadas por la pandemia.
Descargas
Citas
HANSEN, Fábio. RABAIOLLI, Janderle (org). Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia. [S. l.]: IEP, 2020. Disponível em https://www.grupoiep.com/cientificos Acesso em agosto de 2020.
LANA, Carlos Roberto de. Filosofia da Ciência: Karl Popper, falseabilidade e limites da Ciência. UOL, [S. l], [18--]. Disponível em: educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-ciencia-karl-popper-falseabilidade-e-limites-da-ciencia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: set. 2020.
LOOSE, Ariadni; CEZAR, Lara; PETERMANN, Juliana. Novas rotinas publicitárias em tempos de pandemia. Issuu, 1º set. 2020. Disponível em https://issuu.com/adiloose/docs/novas_rotinas_publicit_rias_em_tempos_de_pandemia_ Acesso em setembro de 2020.
MORIN, Edgar. As certezas são uma ilusão. [Entrevista cedida a] Francis Lecompte. Le Journal, [S. l.], abr. 2020. Disponível em
https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma-ilusao. Acesso em: jul. 2020.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
RIOS NETO, Antônio Sales. Edgar Morin. A Terra é redonda, 1º maio 2020. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/edgar-morin/ Acesso em: jul. 2020.
TRINDADE, Eneus. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Alaic, São Paulo, v. 14, n. 27, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
![](https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif)