A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade

acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade

Autores/as

  • Lara Timm Cezar Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laratcezar@gmail.com
  • Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, adiloose@gmail.com
  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, petermann@ufsm.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681

Palabras clave:

Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, Sistema

Resumen

En este estudio conectamos la enseñanza de la publicidad en el contexto de la pandemia de Covid-19 con la teoría de la complejidad. Buscamos analizar la enseñanza publicitaria, que se adhiere a las metodologías de educación a distancia como medida de emergencia en el escenario pandémico y asociarla con el pensamiento complejo basado en conceptos como incertidumbre, desorden y casualidad, a través de Edgar Morin (2015). Metodológicamente, recolectamos datos de forma exploratoria, con la realización de una investigación documental. Finalmente, consideramos la pandemia como una casualidad que provoca desorden en el sistema publicitario y entendemos que hay transformaciones en la enseñanza de la publicidad que han sido catalizadas o neutralizadas por la pandemia.

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Biografía del autor/a

Lara Timm Cezar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laratcezar@gmail.com

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, investiga as transformações do sistema publicitário e os impactos no ensino de publicidade e propaganda, sendo pesquisadora do grupo de pesquisa Nós Pesquisa Criativa. Graduada em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Bolsista Capes (2020).

Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, adiloose@gmail.com

Mestranda no programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do grupo Nós Pesquisa Criativa. Bolsista Capes.

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, petermann@ufsm.br

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. 

Citas

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Publicado

2022-09-08

Cómo citar

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. F. G. F.; PETERMANN, J. A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 391–406, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67681. Acesso em: 27 jul. 2024.