A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade

acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade

Autores

  • Lara Cezar Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laratcezar@gmail.com
  • Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, adiloose@gmail.com
  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, petermann@ufsm.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681

Palavras-chave:

Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, Sistema

Resumo

Neste estudo conectamos o ensino de publicidade no contexto da pandemia de Covid-19 à teoria da complexidade. Buscamos analisar o ensino de publicidade, que adere às metodologias do ensino remoto como medida emergencial no cenário pandêmico e associá-lo ao pensamento complexo a partir de conceitos como incerteza, desordem e acaso, através de Edgar Morin (2015). Metodologicamente, coletamos dados de forma exploratória, com a realização de uma pesquisa documental. Por fim, consideramos a pandemia um acaso que causa desordem no sistema publicitário e entendemos que há transformações no ensino de publicidade que foram catalisadas ou neutralizadas pela pandemia. 

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Biografia do Autor

Lara Cezar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laratcezar@gmail.com

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, investiga as transformações do sistema publicitário e os impactos no ensino de publicidade e propaganda, sendo pesquisadora do grupo de pesquisa Nós Pesquisa Criativa. Graduada em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Bolsista Capes (2020).

Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, adiloose@gmail.com

Mestranda no programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do grupo Nós Pesquisa Criativa. Bolsista Capes.

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, petermann@ufsm.br

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. 

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Publicado

2022-09-08

Como Citar

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. F. G. F.; PETERMANN, J. A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 391–406, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67681. Acesso em: 24 abr. 2024.