A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade
acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681Keywords:
Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, SistemaAbstract
In this study we connect the teaching of advertising in the context of the Covid-19 pandemic to the theory of complexity. We seek to analyze advertising teaching which adheres to remote teaching methodologies as an emergency measure in the pandemic scenario and associate it with complex thinking, based on concepts such as uncertainty, disorder and accident, through Edgar Morin (2015). Methodologically, we collect data in an exploratory way, with the accomplishment of a documentary research. Finally, we consider the pandemic to be an accident that causes disorder in the advertising system and we understand that there are transformations in the teaching of advertising that have been catalyzed or neutralized by the pandemic.
Downloads
References
HANSEN, Fábio. RABAIOLLI, Janderle (org). Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia. [S. l.]: IEP, 2020. Disponível em https://www.grupoiep.com/cientificos Acesso em agosto de 2020.
LANA, Carlos Roberto de. Filosofia da Ciência: Karl Popper, falseabilidade e limites da Ciência. UOL, [S. l], [18--]. Disponível em: educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-ciencia-karl-popper-falseabilidade-e-limites-da-ciencia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: set. 2020.
LOOSE, Ariadni; CEZAR, Lara; PETERMANN, Juliana. Novas rotinas publicitárias em tempos de pandemia. Issuu, 1º set. 2020. Disponível em https://issuu.com/adiloose/docs/novas_rotinas_publicit_rias_em_tempos_de_pandemia_ Acesso em setembro de 2020.
MORIN, Edgar. As certezas são uma ilusão. [Entrevista cedida a] Francis Lecompte. Le Journal, [S. l.], abr. 2020. Disponível em
https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma-ilusao. Acesso em: jul. 2020.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
RIOS NETO, Antônio Sales. Edgar Morin. A Terra é redonda, 1º maio 2020. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/edgar-morin/ Acesso em: jul. 2020.
TRINDADE, Eneus. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Alaic, São Paulo, v. 14, n. 27, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.