Mediatização e enunciação jornalística

reflexões epistemo-metodológicas sobre a articulação entre abordagens quantitativa e qualitativa (AC e AD)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.67488

Palabras clave:

Mediatización, Enunciación, Periodismo, Metodología, Discurso

Resumen

Partiendo de la perspectiva de que los dispositivos técnicos de la comunicación influyen en la enunciación y, por tanto, en la construcción del significado, este texto busca demostrar cómo la articulación entre investigación cuantitativa y cualitativa puede constituir un camino epistemo-metodológico a los desafíos del análisis de la enunciación periodística en el complejo panorama mediático contemporáneo. Para ello, realizamos, de forma introductoria, una reflexión sobre el fenómeno de la cobertura mediática y sus implicaciones en el periodismo. En secuencia, mostramos que los enfoques cualitativos y cuantitativos comparten las mismas funciones epistemológicas y también delineamos sus especificidades y aspectos comunes a ambos. Finalmente, presentamos una investigación, en la cual la pregunta central y las condiciones de la investigación solicitaron la articulación y superposición entre el enfoque cuantitativo del Análisis de Contenido (CA) y el enfoque cualitativo del Análisis del Discurso (AD) con un aspecto socio-discursivo.

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Biografía del autor/a

Claudiane de Oliveira Carvalho , Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, claudianecarvalho29@gmail.com

Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM -UFPA). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFBA). Realizou estágios de pós-doutoramento em mediatização e circulação do discurso informativo na UFBA e INCT IN-TREE.

Giovandro Marcus Ferreira , Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, giovandro.ferreira@gmail.com

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC).

Clarissa Viana Matos de Moura, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, clarissa.viana@gmail.com

É jornalista e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA), com estágio doutoral na Université Paris 2 - Panthéon Assas, França (2015 - financiado pela CAPES). Integra o Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC) e o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (CEPAD) como pesquisadora. Possui especialização em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

CARVALHO , C. de O.; FERREIRA , G. M.; VIANA MATOS DE MOURA, C. Mediatização e enunciação jornalística: reflexões epistemo-metodológicas sobre a articulação entre abordagens quantitativa e qualitativa (AC e AD) . Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 741–762, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67488. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67488. Acesso em: 21 dic. 2024.