O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.54005

Palabras clave:

Fake News. Comunicação digital. Mídias sociais. Comportamento do usuário. Novas tecnologias

Resumen

A comunicação, conforme observado por Maffesoli (2003), é uma ferramenta de “religação” entre os indivíduos e o elemento que funciona como um “cimento social” ao unir pessoas, interesses e crenças. Nesse sentindo, o presente artigo busca discutir sobre como o comportamento do usuário, refletindo esse processo de identificação com o grupo por meio das novas tecnologias, pode interferir na difusão da fake news. Dessa forma, observamos que a cultura das mídias sociais fortalece a construção de mitos e gera referências sociais que distorcem o processo de comunicação em torno de um mecanismo de (in)formação com base em padrões pré-estabelecidos. Assim, ampliamos a reflexão por meio do conceito do “além-homem”, de Nietzsche (2005a), e o Mito de Superman, Eco (2004), já que é necessário fugir dos “filtros” tecnológicos, estéticos e sociais para evitar as “ilusões” construídas e compartilhadas, até de forma ingênua, por meio das redes construídas nas diferentes plataformas de comunicação digital.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelo Sastre, Unesp (Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") - Bauru

Doutorando no programa de Mídia e Tecnologia da UNESP/Bauru, mestre em Sociologia (UNESP/Araraquara), bacharel em Jornalismo pela UNESP/Bauru. Pesquisador no Genem (Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios) da UNESP/Bauru e no Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da UNESP/Bauru, professor titular (concursado) e coordenador dos cursos de jornalismo e de comunicação social – habilitação em publicidade no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro – “Victório Cardassi”), E-mail: angelosastre@gmail.com 

Juliano Maurício de Carvalho, Unesp (Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") - Bauru

Doutor em Comunicação. Docente nos programas de pós-graduação em Comunicação e Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) E-mail: juliano.mauricio@unesp.br

Citas

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LOPES, G. Vídeos mostram fábricas de ovos falsos de plástico! Será verdade? E-farsas, 25.jun.2018. Disponível em: <http://www.e-farsas.com/videos-mostram-fabricas-de-ovos-falsos-sera-verdade.html>. Acesso em 03.jul.2018

MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 20, abril 2003, p.13-20. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3198>. Acesso em 03.jul.2018

______________. Perspectivas tribais ou a mudança do paradigma social. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 23, abril 2004, p.23-29. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3247>. Acesso em 03.jul.2018

MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós, 2005.

MATSUKI, E. Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta. Boatos.org, 24.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-segunda-feira.html>. Acesso em 03.jul.2018

___________. Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo. Boatos.org, 26.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/saude/ovos-plastico-china-chegaram-brasil.html>. Acesso em 03.jul.2018

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. São Paulo: Nova Cultura, 2005a. Coleção Os Pensadores. p. 209-249.

_____________. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984. Tradução de José Mendes de Souza

_____________. A filosofia na época trágica dos gregos (1873). São Paulo: Nova Cultura, 2005b. Coleção Os Pensadores. p. 251-300

PARISER, E. The filter bubble: what the internet is hiding from you. Nova Iorque: The Pinguim Press, 2011

RIBEIRO, M. M.; ORTELLADO, P. Nota técnica #2 – A difusão dos boatos sobre Marielle Franco: do WhatsApp aos sites de notícias. Monitor do debate político no meio digital, 24.abr.2018. Disponível em <http://www.monitordigital.org/wp-content/uploads/NOTA-TECNICA-2.pdf>. Acesso em 03.jul.2018

VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Washington (USA), vol. 359, Issue 6380, 09.mar.2018, p. 1146-1151. Disponível em: [http://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146.full]. Acesso em: 11.mar.2018

Publicado

2018-12-06

Cómo citar

SASTRE, A.; CARVALHO, J. M. de. O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 91–106, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.54005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/54005. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos