O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.54005Keywords:
Fake News. Comunicação digital. Mídias sociais. Comportamento do usuário. Novas tecnologiasAbstract
A comunicação, conforme observado por Maffesoli (2003), é uma ferramenta de “religação” entre os indivíduos e o elemento que funciona como um “cimento social” ao unir pessoas, interesses e crenças. Nesse sentindo, o presente artigo busca discutir sobre como o comportamento do usuário, refletindo esse processo de identificação com o grupo por meio das novas tecnologias, pode interferir na difusão da fake news. Dessa forma, observamos que a cultura das mídias sociais fortalece a construção de mitos e gera referências sociais que distorcem o processo de comunicação em torno de um mecanismo de (in)formação com base em padrões pré-estabelecidos. Assim, ampliamos a reflexão por meio do conceito do “além-homem”, de Nietzsche (2005a), e o Mito de Superman, Eco (2004), já que é necessário fugir dos “filtros” tecnológicos, estéticos e sociais para evitar as “ilusões” construídas e compartilhadas, até de forma ingênua, por meio das redes construídas nas diferentes plataformas de comunicação digital.
Downloads
References
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
LOPES, G. Vídeos mostram fábricas de ovos falsos de plástico! Será verdade? E-farsas, 25.jun.2018. Disponível em: <http://www.e-farsas.com/videos-mostram-fabricas-de-ovos-falsos-sera-verdade.html>. Acesso em 03.jul.2018
MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 20, abril 2003, p.13-20. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3198>. Acesso em 03.jul.2018
______________. Perspectivas tribais ou a mudança do paradigma social. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 23, abril 2004, p.23-29. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3247>. Acesso em 03.jul.2018
MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós, 2005.
MATSUKI, E. Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta. Boatos.org, 24.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-segunda-feira.html>. Acesso em 03.jul.2018
___________. Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo. Boatos.org, 26.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/saude/ovos-plastico-china-chegaram-brasil.html>. Acesso em 03.jul.2018
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. São Paulo: Nova Cultura, 2005a. Coleção Os Pensadores. p. 209-249.
_____________. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984. Tradução de José Mendes de Souza
_____________. A filosofia na época trágica dos gregos (1873). São Paulo: Nova Cultura, 2005b. Coleção Os Pensadores. p. 251-300
PARISER, E. The filter bubble: what the internet is hiding from you. Nova Iorque: The Pinguim Press, 2011
RIBEIRO, M. M.; ORTELLADO, P. Nota técnica #2 – A difusão dos boatos sobre Marielle Franco: do WhatsApp aos sites de notícias. Monitor do debate político no meio digital, 24.abr.2018. Disponível em <http://www.monitordigital.org/wp-content/uploads/NOTA-TECNICA-2.pdf>. Acesso em 03.jul.2018
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Washington (USA), vol. 359, Issue 6380, 09.mar.2018, p. 1146-1151. Disponível em: [http://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146.full]. Acesso em: 11.mar.2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.