Teoría crítica social para lectura crítica de los medios

Autores/as

  • José Antônio Ferreira Cirino Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia
  • Simone Antoniaci Tuzzo Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia
  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/33271

Palabras clave:

Escuela de Frankfurt. Teoría de la Crítica Social. Medios.

Resumen

A partir de una revisión del arte sobre la Escuela de Frankfurt y la Teoría de la Crítica Social, el presente artículo propone retomar las discusiones sobre los diversos conceptos y términos frankfurtianos para una reflexión en cuanto a los vehículos de comunicación y sus propios productos informantes contemporáneos, cuestionando el papel de los medios en estos días y su poder de constitución de la realidad. Verificando, inclusive, la continuidad de los constructos críticos en la actualidad, a través de investigadores que han estudiado la actividad de pensar sobre el sistema comunicacional y sus impactos en la sociedad, con una Lectura Crítica de los Medios.

 

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Biografía del autor/a

José Antônio Ferreira Cirino, Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Simone Antoniaci Tuzzo, Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora em Comunicação pela UFRJ,  Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

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Publicado

2014-12-15

Cómo citar

CIRINO, J. A. F.; TUZZO, S. A.; TEMER, A. C. R. P. Teoría crítica social para lectura crítica de los medios. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 155–172, 2014. DOI: 10.5216/33271. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33271. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ