Critical theory social to critical reading of the media

Authors

  • José Antônio Ferreira Cirino Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia
  • Simone Antoniaci Tuzzo Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia
  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/33271

Keywords:

Frankfurt School. Critical Theory Social. Media.

Abstract

From a review of the literature on the Frankfurt School and Critical Theory Social, this article proposes to resume discussions on various concepts and terms Frankfurtian theories for a reflection regarding the vehicles of communication and its products contemporary informational, questioning the role of the media today and his power of constitution of reality. Analyzing also the continuity of critical constructs in actuality, by researchers who are engaged in the activity of thinking on the communicational system and its impacts on society, with a Critical reading of the Media.

 

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Author Biographies

José Antônio Ferreira Cirino, Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Simone Antoniaci Tuzzo, Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora em Comunicação pela UFRJ,  Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

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Published

2014-12-15

How to Cite

CIRINO, J. A. F.; TUZZO, S. A.; TEMER, A. C. R. P. Critical theory social to critical reading of the media. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 155–172, 2014. DOI: 10.5216/33271. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33271. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ