¿Saliendo del armario? Un análisis de la producción discursiva sobre el grupo de LGBT en los medios impresos en Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.27588Palabras clave:
LGBT. Construcionismo social. Práticas discursivas. Midia impressa.Resumen
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma análise da produção discursiva sobre o grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros) na mídia impressa local, tomando para análise matérias publicadas no jornal O Popular, no período de 1993 a 2001. Essa pesquisa teve como base teórico-metodológica Construcionismo Social, as teorias feministas e de gênero, e os estudos gay-lésbicos e quer. Nesse período, foram identificadas 250 matérias indicando que, se por um lado a temática LGBT tem ganhado espaço, por outro, a produção discursiva sobre os LGBT mostra-se bastante discrepante. Há uma predominância de matérias sobre a população “gay” e um silenciamento sobre outras “identidades” como o caso das lésbicas, travestis, transexuais transgêneros, denotando que algumas identidades permanecem mais “abjetas” que outras.
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