Lucio Flávio, o passageiro da agonia, de Héctor Babenco

Autores/as

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v7i2.24401

Palabras clave:

Cinema e jornalismo. Filmes de jornalista. Jornalista. Filme brasileiro.

Resumen

A representação do jornalista nos filmes brasileiros dos anos 60 difere dos newpapers movies americanos da época. Nos filmes Boca de Ouro (62), O desafío(65) e Terra em Transe (67) o jornalista não é herói e nem vilão, descartando-se o melodrama como estratégia narrativa. A partir dos anos 70, esse olhar crítico se esvai e ganha corpo o filme dejornalista atrelado ao modelo americano. Lúcio Flávio, o passageiro da agonia é exemplo de uma nova maneira de representar o jornalista no cinema brasileiro.

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Biografía del autor/a

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Prof. Dr. do Curso de Comunicação da UFG.

Publicado

2013-05-29

Cómo citar

NOGUEIRA, L. Lucio Flávio, o passageiro da agonia, de Héctor Babenco. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 7, n. 2, p. 212–217, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v7i2.24401. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24401. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos