Editores periodísticos sobre ecología: opinión privada como opinión públicamente mediada

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v3i1.22864

Palabras clave:

Imprensa e ecologia. Jornalismo opinativo e ecologia. Editoriais jornalísticos.

Resumen

Analisa editoriais jornalísticos sobre meio ambiente publicados pelos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil nas décadas de 1970 (Eco 72) a 1990 (Eco 92). Constata que a opinião é utilizada como suporte da informação, ou seja, os editoriais figuram mais como elementos de apoio à cobertura noticiosa, tanto que se referem, em sua maioria, aos assuntos que aparecem com maior ênfase nos textos noticiosos, como estratégia para fixar na opinião pública o enfoque da cobertura informativa.

 

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Doutor em Sociologia e mestre em Comunicação, Professor do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Publicado

2013-02-28

Cómo citar

BARROS, A. T. de. Editores periodísticos sobre ecología: opinión privada como opinión públicamente mediada. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 3, n. 1, p. 65–79, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v3i1.22864. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22864. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos