La imagen y el ejercicio de un pensamiento comunicacional de hoy
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22812Palabras clave:
Imagem. Cultura comunicacional. Pensamento comunicacional. Comunicação e semiótica.Resumen
Desde o surgimento da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação: sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde ôsíndices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução humana e funcionam segundo lógicas de representação divergentes.Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigência de um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.