The image and the exercise of the communicational thinking today

Authors

  • Aline Veríssimo Monteiro Escola Superior de Propaganda e Marketing- RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22812

Keywords:

Imagem, cultura comunicacional, pensamento comunicacional, comunicação e semiótica.

Abstract

Resumo
Desde o surgimento- da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação; sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde os índices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução.humana efunctonam segundo léglcasde representação divergentes. Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigênciade um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Veríssimo Monteiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing- RJ

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ, Doutora em Comunicação e Cultura pela ECQ/UFRJ.

Published

2013-02-27

How to Cite

MONTEIRO, A. V. The image and the exercise of the communicational thinking today. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 1, p. 9–18, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.22812. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22812. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos