Consumo e identidad: Aproximaciones teóricas para un análisis de la constitución de la identidad y de autoestima femenina a partir de la recepción de los productos televisivos
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19312Palabras clave:
Consumo. Comunicação. Identidade. Publicidade. Mulheres.Resumen
Este artigo traz considerações sobre a constituição da identidade e auto-estima das mulheres na perspectiva dos estudos de recepção, com base na análise de discurso francesa, como um dos passos para a compreensão da cultura do consumo, uma das características básicas das sociedades pós-tradicionais, onde as necessidades materiais são contempladas pela produção alheia, mas dentro de um processo simbólico de atribuição de sentidos. Estudos discutem as relações sociais como elemento para a aquisição de hábitos de consumo, o papel das mulheres na construção e disseminação de práticas de consumo no Brasil, além de uma mudança de hábitos por parte das classes de menor poder aquisitivo a parti r de 1996. O significado disso em termos de constituição de identidade e estabelecimento da auto-estima, a relação com o ambiente contemporâneo, caracterizado pela midiatização da cotidianidade e o papel do consumo são aspectos aqui problematizados.Descargas
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