Un lenguaje retórico de la propaganda: un análisis comparativo

Autores/as

  • Goiamérico Felício Carneiro dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Nellie Rego Santee Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19283

Palabras clave:

Publicidade. Propaganda. Retórica. Aristóteles.

Resumen

A retórica vem sendo utilizada como uma ferramenta persuasivadesde os tempos da Grécia Antiga, e nos séc. XX e XXI ela tem retomadosua força com a massificação dos meios de comunicação ea utilização dos mesmos para a divulgação de produtos, serviços emarcas pela propaganda e publicidade. Este estudo tem como objetivo aprofundar o estudo das relações que podem ser feitas entre a linguagem da propaganda e o sistema retórico desenvolvido por Aristóteles, passando por todas as suas etapas: Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Foi abordada também a maneira como apropaganda se utiliza dos argumentos e do estilo para alcançar apersuasão, além da relação do texto publicitário com o etos, patos e logos, para concluir que a propaganda, como um texto persuasivo por essência, se utiliza muito mais da retórica do que imaginam os criativos que a produzem.

 

 

 

 

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Biografía del autor/a

Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Letras (1997) pela Universidade Católica de Goiás. Mestrado em Estudos da linguagem-Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Goiás(1999). Dissertação: A cena da culpa: tentativas de parricídio na história da literatura; Doutor em Teoria da Literatura, pela PUC-Rio, Tese: Angústias da influência:parricídio e história da literatura, parcialmente publicada em livro pela SecretariaMunicipal de Cultura (2005).

Nellie Rego Santee, Universidade Federal de Goiás

Bacharelado em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, mestranda: Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2012-07-16

Cómo citar

SANTOS, G. F. C. dos; SANTEE, N. R. Un lenguaje retórico de la propaganda: un análisis comparativo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 13, n. 1, p. 10–24, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v13i1.19283. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/19283. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos