Recepción de telenovelas: Identidad y representación de la homosexualidad. Un estudio del caso de la novela “Mulheres Apaixonadas”

Autores/as

  • Joseana B. Tonon

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v9i1.10881

Palabras clave:

Telenovela, Recepção, Identidade

Resumen

Para uma parcela considerável da população brasileira, a telenovela é vista como um dos principais produtos da televisão nacional e, portanto, da cultura popular e de massa, especificamente, se falarmos das telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão, que possui know-how em qualidade e padrão para realizar produções como essas, considerando a teledramaturgia o carrochefedessa emissora. Nesse sentido, este artigo se propõe a compreender quais as implicações das representações de identidades ficcionais para os receptores, especificamente se falarmos sobre representações de identidades minoritárias, tais como a homossexualidade feminina, enfatizando o romance lésbico vivido pelas personagens Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) na novela “Mulheres Apaixonadas” (Manoel Carlos, TV Globo, 2003). Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho são os Estudos Culturais, sob o enfoque de Stuart Hall quanto ao entendimento da identidade, além das contribuições de Michel Foucault quanto à melhor compreensão do dispositivo disciplinar da sexualidade na constituição das identidades edas subjetividades

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Publicado

2010-08-18

Cómo citar

TONON, J. B. Recepción de telenovelas: Identidad y representación de la homosexualidad. Un estudio del caso de la novela “Mulheres Apaixonadas”. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 9, n. 1, p. 30–41, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v9i1.10881. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10881. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos