The role of the body dimension in museum communication in a post-pandemic context
accessibility and human connections
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v27.81036Keywords:
Accessibility, Museum Communication, Exhibition, Portinari’s House-MuseumAbstract
The aim of this article is to reflect on the role of the body dimension in museum communication in the context of the Covid-19 pandemic and the social isolation that has marked the population, causing damage to the physical and mental health of social bodies, including the impacts on socialization and interaction with physical environments. The reflections were based on the case study carried out at the Portinari’s House-Museum, focusing on the communication resources that were inserted into the exhibition and the museum’s space infrastructure. The case study used as sources the records collected during on-site visits - carried out, at first, without the accompaniment of institutional representatives and followed by a tour mediated by professionals working in the area under investigation. The study identified the use of multisensory resources to communicate the contents of the museum exhibition, which in the first instance contributes to promoting access to a diverse public, but which, by considering the body in an integral way, in both the physical and mental dimensions, also contributes to reconnecting bodies with the environment and to developing interpersonal relationships.
Downloads
References
ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
EDUCADORA MCP 1 . Diálogos da visita mediada ao MCP. 2023.
EDUCADOR MCP 2 . Diálogos da visita mediada ao MCP. 2023.
EDUCADOR MCP 3 . Diálogos da visita mediada ao MCP. 2023.
FABBRI, Angelica. Plano Museológico do Museu Casa de Portinari. São Paulo, Brodowski, 2018 (revisado em 2020).
FRANCESCHINI, Sheila Regiane. A experiência multissensorial e a interpretação musical: um estudo do Ciclo Portinari de João Guilherme Ripper. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2010.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. São Paulo: ECidade, 2020.
CEZAR, Lara Timm; LOOSE, Ariadni.; PETERMANN, Juliana. A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, v. 25, 2022.
CUNHA, Danielle Braz Amarílio da et al.O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 7, 31 jul. 2021.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
LEBAT, Cindy. Une muséologie du sensible: enjeux et conséquences pour les visiteurs déficients visuels. Les Cahiers de Muséologie, n. 2, 2022.
LIMA, Daniela. Corpo-vetor e corpo-utópico. N-1 Edições, 2020. Disponível em: <https://www.n-1edicoes.org/textos/101>. Acesso em 29 de jun. 2022.
MARZANO, Michela. Présentation. Du corps, qu'en est-il? Cités, vol. 21, nº 1, 2005.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Casac Naify, 2003.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, 1983.
MUSEU CASA DE PORTINARI. Acessibilidade. Museu Casa de Portinari, 2019. Disponível em: https://www.museucasadeportinari.org.br/acessibilidade//. Acesso em: 3 de mai. 2020.
MUSEU CASA DE PORTINARI. Você conhece os projetos de acessibilidade do museu? O Museu Casa de Portinari iniciou seu trabalho de acessibilidade no início dos anos 80, época em que a instituição passou a receber visitas de pacientes do hospital psiquiátrico de Brodowski e da Clínica de Psiquiatria e Dependentes Químicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, de alunos de classes especiais de escolas municipais e estaduais, das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da região e do colégio de educação especial Egidyo Pedreschi de Ribeirão Preto, além de grupos de terceira idade e outras instituições afins [...]. Brodowski, São Paulo, 11 de fev. 2013. Facebook: museucasadeportinari. Disponível em: https://www.facebook.com/museucasadeportinari/photos/a.348939245131687/611111848914424/. Acesso em: 27 de jan. 2022.
PALACIOS, Víctor Hugo. El cuerpo, el rostro y la identidad del yo. Apuntes sobre la corporalidad humana en un tiempo de transformaciones. En-claves del pensamento. Monterrey, ano XIII, n. 25, p. 35-56, 2019.
PIMENTA, Stela Marques Seixas; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Atravessando a pandemia de Covid-19:: Ensino remoto, comunidades de práticas e aprendizagem situada na escola. SCIAS. Direitos Humanos e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 171–193, 2023.
SILVA, Fábio Castagna da et al. Isolamento social e a velocidade de casos de covid-19: medida de prevenção da transmissão. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
SÃO PAULO. Decreto de 8 de abril de 1970. Dispõe sôbre a inclusão na rêde de Museus do Estado, a Casa-Museu de Portinari, da cidade de Brodosqui.São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 1970.
SARRAF, Viviane Panelli. A comunicação dos cinco sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Tradução de Marcos Aarão Reis. 3 ed., Rio de Janeiro, Record, 2003.
VALENCIA, Nelson Molina. El cuerpo: museo y significado controlado. Polis, Revista de la Universidad Bolivariana, n. 025, 2005.
VAZ, Thais de Fátima. Casa de Portinari, lugar de memória. 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2006.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Brookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.