Analysis of competence in information of the ElesPorElas/HeForShe of UFPB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.69319

Keywords:

Competência em Informação, Universidades, Movimento HeForShe, ONU Mulheres, Redes Sociais

Abstract

The ElesPorElas movement (HeForShe), developed by UN Women, seeks to promote gender equality and women's empowerment by strengthening and expanding efforts in defense of women's human rights. The Federal University of Paraíba (UFPB) joined this movement, and it is necessary to develop activities that help in achieving the purpose of ElesPorElas. Corroborating the movement with social networks is an important means of dissemination, allowing certain information to reach a larger number of people. For these mechanisms to be effective, there must be competent to enjoy the benefits that the network provides. Therefore, it seeks to analyze the competence in the information of the movement, using digital, informational and social inclusion as indicators, based on field observation and using as a data collection instrument, the structured interview, carried out with those responsible for the management of the activities. social networks. The research shows the difficulties presented by the professors, making it possible to broaden the understanding of the development of information competence in public universities in Brazil. It concludes that the competence in the information of the representatives of the movement at UFPB, especially in relation to digital media, must be developed to meet the objectives of the movement, through the use of technological resources.

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Author Biographies

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, annaraquellemoss@gmail.com

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa Estudos Epistemológicos em Informação EEI- Atualmente tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Empoderamento feminino, Igualdade de gênero, Memória e identidade, Redes sociais, Competência Crítica em informação, Desinformação e Humanidades Digitais.

Shaennya Pereira Vanderley, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, shaennyapdrive@gmail.com

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Pós-graduanda em Direito Processual Penal pela Damásio Educacional. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB 26.750). É membro do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO). Possui interesse pelos seguintes eixos temáticos: Combate e enfrentamento à violência doméstica, Redes sociais, Redes sociais digitais e crimes cibernéticos, Precedentes judiciais e Execução civil.

Aurora Cuevas Cerveró, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madri, Espanha, auro.cuevas@gmail.com

Doutorado em Documentação (prêmio extraordinário) - Universidade Carlos III de Madrid, 2005 e Pós-doutorado na Universidade de Brasília (2008 y 2018). Graduação em Filosofia e Ciências da Educação ? Universidad Complutense de Madrid, 1987. Atualmente é professora titular na Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación, Departamento Biblioteconomia e Documentação. Tem ampla experiência docente e pesquisadora nacional e internacional na área de Ciência da Informação e Documentação com ênfase em alfabetização informaçional, atuando principalmente nos seguintes temas: competências em informação, inclusão social, cooperação para o desenvolvimento, bibliotecas educativas, leitura y memórial. Tem promovido e coordenado o Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade realizado anualmente no Brasil e na Espanha desde o ano de 2010.

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, alzirakarlaufpb@gmail.com

Professora do nível associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento e pesquisadora na linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento. Vice-chefe do Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2021-2023). Coordenadora dos Projetos de Extensão "Descomplica TCC" e "Descomplica Ensino Médio"; do Projeto de Iniciação Científica "Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso: desafios e estratégias de orientadores e discentes concluintes de cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas" e; do projeto de ensino "Metodologia do Trabalho Científico: teoria e prática e uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem". Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, marketing em unidades de informação, aprendizagem organizacional, redes sociais, redes de colaboração e aprendizagem, metodologia científica e normalização.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, belbib@gmail.com

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, líder do grupo de Pesquisa inclusoS da Universidade Federal da Paraíba. Editora do Periódico Científico Informação Sociedade: Estudos (ISSN: 1809-4783) vinculado ao PPGCI/UFPB. É a Coordenadora do GT 12 - Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero, Religiões de matriz africana; sincretismo religioso e Intolerância Religiosa.

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Published

2023-08-25

How to Cite

VIANA, A. R. de L.; PEREIRA VANDERLEY, S.; CERVERÓ, A. C.; ARAÚJO DA SILVA, A. K.; FRANÇA DE LIMA, I. Analysis of competence in information of the ElesPorElas/HeForShe of UFPB. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 213–237, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.69319. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/69319. Acesso em: 4 dec. 2024.